Brasileiro continua sofrendo com a alta carga de impostos

Fome de leão –
Mesmo em meio à crise financeira, o contribuinte continua sofrendo com a fome arrecadatória do Estado. Instalado no centro de São Paulo, o Impostômetro, painel eletrônico que calcula quanto o brasileiro paga de tributos, alcançou nesta sexta-feira a marca de R$ 550 bilhões destinados à União como pagamento de impostos desde o primeiro dia do ano. No ano passado, o montante foi obtido 5 dias antes, em 12 de julho, o que significa leve queda na arrecadação, devido ao pacote de incentivo à economia do governo.

Foto: Everton Amaro
Foto: Everton Amaro
No contraponto, mesmo com a redução do IPI para carros novos e alguns produtos da chamada “linha branca”, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mostra que, passando ao largo da crise, a sanha arrecadatória do Estado continua com a mesma voracidade de sempre. Se continuar nesse ritmo, o brasileiro deve encerrar 2009 desembolsando pouco mais de R$ 1 trilhão em impostos.
Em nota enviada pela ACSP, o presidente do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral explica que “essa queda deve-se, também, às desonerações e reduções de tributos feitas pelo governo para estimular o consumo, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)”.
Amaral acrescenta: “A baixa de arrecadação apresentada durante esse ano já preocupa as lideranças, que estão colocando em pauta uma possível volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), o que é inaceitável, já que o montante arrecadado é mais do que o suficiente para o governo”.