Declarações de Paulo Duque soam mal aos ouvidos dos colegas

Falando demais –
Mal chegou à presidência do Conselho de Ética e o senador Paulo Duque (PMDB – RJ) já vem causando vozerio no já estremecido Senado Federal. As declarações dadas na última quinta feira pelo senador em nada agradaram a seus colegas da Casa que, no último dia de sessão antes do recesso, não pouparam críticas ao peemedebista.

Foto: Agência Senado
Foto: Agência Senado
Duque foi questionado sobre as cobranças da opinião que terá de enfrentar ao longo das decisões à frente do colegiado, e demonstrou que essa questão não está no topo de sua lista de preocupações. “Não estou preocupado com isso. A opinião pública é muito volúvel. Ela flutua”, minimizou o presidente d Conselho de Ética respondendo sobre os julgamentos que terá de fazer contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB – AP).
E ainda foi além: “Não temo ser cobrado por nada. Quem faz a opinião pública são os jornais, tanto que eles estão acabando”, debochou o senador que, não custa lembrar, não foi eleito pela “volúvel” opinião pública. Duque ocupa tal cargo como o suplente do suplente, já que conquistou a vaga deixada por Sérgio Cabral, que deixou o Senado para assumir a prefeitura do Rio de Janeiro levando o primeiro suplente como vice.
Nesta sexta-feira, senadores se mostraram intensamente insatisfeitos com as palavras de Duque. O primeiro a se manifestar foi Cristovam Buarque (PDT-DF), para quem a atitude do presidente do colegiado “é uma das maiores vergonhas que essa Casa já sofreu”. E Cristovam também acusou: “O Conselho é uma farsa”.
O tucano Álvaro Dias (PR) foi tão crítico quanto o colega pedetista. “Como há de se admitir que alguém, eleito presidente do Conselho de Ética, como primeira atitude, opte por agredir a opinião pública do país, desacatar o cidadão do país, ofendê-lo, acusá-lo de volubilidade?”, protestou Dias, que não parou por aí: “O Conselho de Ética não pode desmoralizar ainda mais esta instituição. Fico refletindo sobre quais as razões de determinadas indicações. É uma tentativa de se vingar do Senado? É uma tentativa de debochar do Senado?”, questionou o senador aludindo à indicação de Duque à presidência do Conselho.
Em tempo: Paulo Duque é conhecido engavetador desde a época de Carlos Lacerda.