Fluminense derrota o Guarani e conquista o título do Brasileirão de 2010

Após 26 anos – O Fluminense é o campeão brasileiro de 2010. O tricolor carioca venceu no domingo (5) o Guarani por 1 a 0, com gol de Emerson, e conquista pela segunda vez o título nacional no Estádio João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro, encerrando um jejum de 26 anos na principal competição nacional. Fora isso, a conquista coroa Muricy Ramalho como “Rei do Brasileirão”, pelo quarto título da Série A em cinco anos. O jogo também marcou a despedida dos gramados do árbitro gaúcho Carlos Eugênio Simon.

A “Agência Estado” informa que a torcida ocupou todos os lugares e incentivou o time tricolor o tempo todo. O calor não atrapalhou nem quando fizeram mosaicos ou com o nervosismo. A excitação pela expectativa de ser campeão estava em campo também, nos noventa minutos e em seus acréscimos.

Ao entrar em campo com oito minutos de atraso, Muricy e seus comandados queriam jogar com a vantagem de saber os resultados de seus concorrentes ao título (Corinthians e Cruzeiro). E essa vantagem lhe fez saber que o título era seu com mais de cinco minutos antes do apito final do árbitro Carlos Eugênio Simon.

Sabendo que precisava vencer, o Fluminense tentou atacar bastante, mas falhava na hora de lançar ou de cruzar a bola na área. A equipe conseguiu duas no primeiro tempo, ambas cabeceadas por Fred com perigo, que o goleiro Emerson, do Guarani, defendeu. Parecia, aliás, que o onze tricolor só tinha a jogada pelo alto – uma “tradição” dos times comandados por seu treinador.

A aposta ofensiva tinha um preço: o mano a mano na marcação. E com isso o time campineiro gerava alguma apreensão quando atacava – em todas, porém, justificava porque está rebaixado para a Serie B em 2011, pois errava demais. Maycon e Ailson, por exemplo, trocaram agressões e foram advertidos.

Líder em 23 das 38 rodadas, ou 60%, era mais do que justo o Fluminense vencer. E o gol da conquista saiu aos 16 minutos do segundo tempo: Carlinhos cruzou, Washington disputou e Emerson, de pé esquerdo, chutou forte para fazer a 1 a 0 (a bola passou entre as pernas do zagueiro e do goleiro). Emerson exibiu, na comemoração, a chuteira com a mensagem “Paz no Rio”.

Os dois minutos de acréscimo, já sabendo dos resultados dos adversários, foram de agonia para o começo da festa dos torcedores do Fluminense. Uma festa que não acabará neste domingo.

Público – 35.527 pagantes; Renda – R$ 2.859.450,00; Local – Estádio João Havelange (Engenhão), no Rio de Janeiro (RJ).