A briga pela Copa Libertadores da América desafia times brasileiros na temporada de 2011

Caminhos difíceis – Enquanto a briga pelas últimas vagas na fase de grupos chega ao ápice e os times já classificados entram em clima de contagem regressiva para a estreia, é hora de fazer suas apostas para a edição 2011 da Copa Libertadores da América. Brasileiros e argentinos continuarão dominando a mais cobiçada competição sul-americana ou teria chegado a vez doMéxico, depois da boa campanha do Chivas na última edição?

Na década passada, a LDU (ECU), o Once Caldas (COL) e o Olimpia (PAR) conseguiram se ‘intrometer’ entre os campeões, até que Estudiantes e Internacional retomaram a rotina de títulos para os dois países nos últimos anos.

Entre as equipes brasileiras, Fluminense e Cruzeiro têm caminhos complicados: o atual campeão brasileiro caiu no chamado “grupo da morte” ao lado de Argentinos Juniors, Nacional (URU) e América (MEX), enquanto a Raposa terá pela frente no Grupo 7 times como Estudiantes e Guaraní (PAR), além do vencedor do confronto entre Corinthians e Tolima.

O atual campeão Internacional e o Santos, vencedor da Copa do Brasil, se deram um pouco melhor no sorteio e têm em tese têm um percurso mais fácil até a fase de mata-mata. Mas não se pode descartar as surpresas que Emelec (EQU) e Colo Colo (CHI), dois dos rivais dos times brasileiros, podem aprontar.