Operação da Polícia Federal faz vice-governador, amigo de Dilma, ser atendido em hospital

R$ 50 milhões – A “Operação Astiages” da Polícia Federal, deflagrada na manhã desta quinta-feira (3) em Barra do Corda, município do interior do Maranhão, provocou muito mais que prisões ou apreensões de carros de luxo, aviões e helicóptero. Provavelmente como resultado da ação policial, o vice-governador Washington Luiz teve de ser levado às pressas a um hospital de Brasília nesta tarde. Sentiu-se mal e, segundo sua assessoria, tudo não passou de um “leve mal estar”.

Filiado ao Partido dos Trabalhadores e amigo de longa data da presidente Dilma Rousseff – desde os tempos da contestação armada aos anos de chumbo – Washington também tem estreitas ligações com um dos presos, João Batista Magalhães.

Assessor e amigo do vice-governador quando Washington exerceu por nove meses o mandato de deputado federal em 2010, Magalhães seria um lobista na capital federal com métodos nada republicanos. Os dois teriam sido vistos juntos nesta semana no Ministério da Saúde, informação ainda não confirmada.

A operação foi deflagrada especialmente contra o prefeito de Barra do Corda, Manoel Mariano de Souza, o “Nenzim”, filiado ao Partido Verde e um dos mais fiéis aliados do grupo comandado por José Sarney, inclusive do senador e ministro das Minas e Energia, Édison Lobão (PMDB). Nove pessoas teriam sido presas, inclusive, o prefeito, dois filhos, a nora e a esposa.

O golpe, que reúne crimes de lavagem de dinheiro e ações fraudulentas com recursos públicos, talvez seja um dos mais significativos do Brasil. Na primeira contagem teriam sido desviados R$ 50 milhões.

Além das prisões, foram apreendidos durante o cumprimento de 30 mandados, sendo 18 mandados judiciais de busca e apreensão e 12 de prisão temporária, um avião, um helicóptero, cinco carros de luxo, joias e relógios. Três pessoas seguem foragidas, segundo informou a “Agência Estado”, a partir de fontes da Polícia Federal.

O deputado estadual Rigo Telles, um dos filhos de Nenzim, está em Brasília desde o início da semana. Provavelmente soube da operação com alguma antecedência, pois o objetivo da viagem foi contratar advogados de renome. É dele o helicóptero apreendido pelos policiais. O mesmo aparelho serviu a ele nas eleições de outubro do ano passado. Rigo Telles se deslocava para os comícios com o helicóptero, como se fosse um veículo comum.

A família do prefeito é conhecida na região. Sempre esteve envolvida com a política partidária e comandou com mão de ferro a prefeitura local. Sobram ainda denúncias de pistolagem contra o grupo.

Lista de presos

Manoel Mariando de Sousa (Nenzim) – prefeito
Francisca Teles de Sousa (esposa)
Sandra Maria Telis de Sousa (filho)
Inamar Araújo Medeiros (genro)
Pedro Alberto Telis (filho)
Janaína Maria Morena Simões de Sousa (nora)
João Batista Magalhães (lobista)
Moacir Mariano Silva (laranja)
Luís Marques de Sousa, o Luizinho da Cemar (laranja)
Quintino Gomes da Silva, o Peba (laranja)
Gilson da Silva Oliveira (laranja)
José Aucivan da Silva (laranja)

Fonte: Blog do Luis Cardoso