Seleção canarinho segue firme rumo ao título do Sul-Americano com mais uma vitória

Contra a Argentina – O Brasil deu mais um passo para cumprir o triplo objetivo no Sul-Americano Sub-20 do Peru. Ao vencer a Colômbia por 2 a 0 na madrugada desta sexta-feira (4), a seleção assumiu a liderança isolada do hexagonal decisivo com seis pontos – dois a mais que Uruguai e Equador – e seguiu no caminho do título e das vagas para as Olimpíadas de Londres 2012 e para a Copa do Mundo Sub-20 da Fifa Colômbia 2011.

Com Neymar contido pela marcação adversária, o Brasil teve dificuldades para vencer. No entanto, o gol logo cedo de Casemiro liberou a equipe, que selou a vitória nos minutos finais com Diego Maurício. No próximo domingo, o jogo é contra a Argentina, que pode definir ao menos a classificação para o Mundial Sub-20.

Brasil e Colômbia voltaram a se enfrentar após os 3 a 1 da primeira fase e, ao contrário daquela oportunidade, o gol saiu logo no primeiro tempo. Aos dois minutos, o meia Casemiro completou cruzamento de Alex Sandro pela esquerda e fez 1 a 0 para os comandados de Ney Franco.

Em desvantagem, a Colômbia tentou partir para o ataque e obrigou a Seleção a recuar. Outro ataque brasileiro só veio cerca de 20 minutos mais tarde, quando Oscar disparou uma bomba de fora da área e obrigou Mosquera a se esticar para mandar para escanteio. Na sequência, Alex Sandro mandou de cabeça no travessão.

A Colômbia, contudo, respondeu com duas boas chances em três minutos. Na primeira, o goleiro Gabriel defendeu chute de Ortega. Na segunda, o tiro de Calle saiu à esquerda da meta brasileira. Antes do final do primeiro tempo, Casemiro sentiu uma indisposição e deu lugar a Diego Maurício e o jogo seguiu equilibrado.

Na volta do intervalo, o Brasil voltou pressionando a saída de bola dos colombianos, mas foi inferior à primeira etapa. Até então apagado da partida, Neymar teve duas boas oportunidades, uma delas com um chute rasteiro que levou perigo e outra acertando a trave esquerda do goleiro colombiano.

A Colômbia cresceu na partida, mas não chegou a criar oportunidades reais para empatar, arriscando de longe e sem muito perigo para Gabriel. No finzinho, Diego Maurício aliviou a torcida brasileira com um golaço. Da ponta direita, ele soltou uma bomba no ângulo esquerdo de Mosquera e deu números finais ao jogo.