Mesmo com apagão, Fluminense vence os paraguaios e Internacional empata com o Peñarol

Jogo de volta – Fluminense e Internacional iniciaram quinta-feira (28) a disputa das oitavas de final da Copa Libertadores da América e fecharam a noite com saldo positivo. O Tricolor carioca enfrentou dificuldades e quase repetiu em campo o apagão que atrasou em quase uma hora o início do jogo contra o Libertad, no Estádio João Havelange, o Engenhão, mas derrotou o time paraguaio por 3 a 1 e abriu boa vantagem. O Colorado também esteve longe de uma apresentação iluminada, mas arrancou um empate em 1 a 1 do Peñarol no Uruguai e agora decide a classificação em casa.

O apito inicial estava prestes a soar no Engenhão quando as luzes se apagaram, retardando em 55 minutos a estreia do Fluminense na fase de mata-mata da Libertadores. O atraso poderia ter esfriado a equipe, mas Fred e companhia entraram em campo a todo vapor: logo aos três minutos, Rafael Moura escorou bem a cobrança de escanteio e mandou para o fundo do gol paraguaio, colocando o Tricolor em vantagem. O Flu até tirou o pé do acelerador depois de abrir o placar, mas continuou mandando no jogo.

Aparentemente com o placar na mão, o Fluminense deixou o adversário crescer na segunda etapa e passou por um breve apagão que resultou no gol de empate do Libertad, com Gamarra, aos 27 minutos, em falha de Ricardo Berna – muito vaiado pela torcida depois do lance. Mas os comandados de Enderson Moreira se recuperaram rapidamente: aos 27 minutos, Marquinho avançou pelo meio e chutou cruzado de longe, sem chance para Vargas. Para confirmar a reação, Conca cobrou falta com categoria e fez o terceiro do Flu, que pode até perder um gol de diferença no confronto de volta, na próxima quarta-feira, no Estádio Defensores del Chaco.

O Internacional também encontrou dificuldades diante do Peñarol, no Estádio Centenário, mas se salvou da derrota graças a Leandro Damião, que marcou o gol do empate. O time de Falcão joga por um empate em 0 a 0 na partida de volta, no Beira-Rio, na próxima quarta-feira, para avançar.