Santos FC despacha o São Paulo, eliminado pela quinta vez seguida no Campeonato Paulista

Libertadores da América – Boa parte da torcida são-paulina – que era grande maioria entre os quase 45 mil no Morumbi – aplaudiu com respeito o técnico do Santos, Muricy Ramalho. Afinal, trata-se do sujeito que levou o Tricolor a três títulos brasileiros consecutivos, entre 2006 e 2008. O treinador se mostrou emocionado, mas certamente não a ponto de facilitar as coisas para seu ex-clube.

As duas equipes ainda têm compromissos em competições paralelas. São Paulo encara o Avaí na próxima quarta-feira, em partida válida pelas quartas de finais da Copa do Brasil, no Morumbi. Um dia antes, o Santos duela com o América (México), em Querétaro, pelas oitavas da Copa Santander Libertadores.

Com uma alteração que mudou os rumos da partida, o Santos de Muricy venceu o São Paulo por 2 a 0 e se classificou para a decisão do Campeonato Paulista. Os gols de Elano, de cabeça, e de Ganso põem o Peixe na decisão do Paulistão, para enfrentar o Corinthians no próximo domingo. Os arquirrivais jogam a outra semifinal no domingo, às 16h, no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu.

A vitória santista representa a quinta eliminação seguida do São Paulo em semifinais do Estadual. Depois de São Caetano, em 2007; Palmeiras, em 2008; Corinthians, em 2009; Santos, em 2010 e agora em 2011, o Tricolor contabiliza mais um mau resultado em mata-mata no Campeonato Paulista. O Peixe, por outro lado, chega à terceira final seguida na competição. Muricy Ramalho também curte momento de rei na Vila Belmiro: o treinador ainda está invicto no comando do Santos.

O San-São deste domingo teve emoção do começo ao fim. O Peixe, que teve as melhores chances do primeiro tempo mas viu o arquirrival crescer de produção ainda na etapa inicial, conseguiu chegar à vitória graças a dois fatores: a visão tática de Muricy Ramalho, que aproximou Ganso e Elano do ataque ao sacar Zé Eduardo no intervalo; e a individualidade dos Meninos da Vila. Neymar e Paulo Henrique Ganso só não fizeram chover na segunda etapa.