Gilberto Kassab negocia registro do PSD para ter o comando da nova agremiação partidária

Sem detalhes – O deputado Guilherme Campos (SP) garantiu nesta quinta-feira (5) que as dificuldades de registro do Partido Social Democrata foram sanadas na última semana. Os líderes da nova agremiação partidária, incluindo o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, descobriram que o PSD já tinha registro no 2º Ofício de Notas e Registro Civil de Brasília.

O registro feito há dois meses impediu que o grupo de Kassab pudesse legalizar o partido no Tribunal Superior Eleitoral. A sigla pertence a Laudemir Lino de Alencar, que representa um grupo de empresários de Osasco (SP). Ele foi eleito presidente do PSD na reunião que criou o novo partido. Além dos nomes da direção partidária, foi anexado ao registro do novo partido a relação de 155 eleitores e membros-fundadores do PSD.

Alencar e Kassab se encontraram pelo menos três vezes para discutir os termos de um entendimento. O deputado Guilherme Campos, no entanto, não explicou como foi resolvido o impasse. Há duas semanas, o alcaide paulistano explicou que haverá uma junção entre os dois agrupamentos – o dele e o de Alencar.

Campos, que poderá assumir a liderança da bancada na Câmara, garantiu que a documentação do PSD será encaminhada ao TSE na segunda quinzena de maio. O grupo espera a adesão oficial do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, em solenidade que deve acontecer no dia 14, em Florianópolis. No próximo sábado (7), o deputado e ex-governador do Piauí, Hugo Napoleão, fará uma festa em Teresina para anunciar sua filiação ao novo partido, que tem o aval explícito do Palácio do Planalto.

Pelas contas do grupo que comanda a revoada de políticos, 39 deputados federais já têm compromisso com a nova legenda. Nenhum deles, no entanto, deixou as respectivas siglas que permitiram participar do processo eleitoral do ano passado. A nova força política já se encontrou com o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), ocasião em que foi discutido o rearranjo de forças dentro do Parlamento.

O estatuto do PSD foi publicado no Diário Oficial da União de 24 de março de 2011. O grupo liderado por Alencar protocolou o Registro de Atos Constitutivos do PSD no Cartório de 2º Ofício de Brasília no dia 29 de março de 2011. A ata da reunião de fundação da sigla, ocorrida em 25 de fevereiro, mostra que o encontro aconteceu em um apartamento na Asa Norte, na capital federal.

A nova versão do PSD do grupo de Kassab divulgou 12 “mandamentos” para elaboração do programa do partido. Entre eles se destacam a igualdade de oportunidades, liberdade de imprensa e respeito ao cidadão contribuinte.