Decisão da Copa Libertadores está sob a responsabilidade dos representantes dos países do Mercosul

Adversário do Santos – Depois de quatro confrontos equilibrados pelas quartas de final, a Copa Libertadores da América chega a seu penúltimo estágio com ares de Mercosul: Santos, Cerro Porteño, Vélez Sarsfield e Peñarol representam, respectivamente Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai – os quatro membros fundadores do Mercado Comum do Sul – na fase semifinal da competição continental.

O Santos entrou em campo precisando apenas de um empate para garantir sua vaga na semifinal, mas manteve em mente que qualquer deslize no Pacaembu seria aproveitado pelo Once Caldas – a eliminação do favorito Cruzeiro em casa na fase anterior provou que não se pode mesmo dar chances aos perigosos colombianos. Depois de abrir o placar com um belo gol de Neymar aos 11 minutos, a equipe brasileira cedeu o empate aos 29 e passou por momentos de sufoco no fim do jogo, com direito a cobrança de pênalti desperdiçada pelo camisa 11. Apesar da pressão, o Santos segurou o resultado e carimbou o passaporte para a próxima fase da disputa.

O rival da equipe brasileira será o Cerro Porteño, que bateu o Jaguares por 1 a 0 no jogo de volta, em casa, depois de empatar a primeira partida em 1 a 1. Mesmo jogando por uma igualdade sem gols, o time paraguaio partiu para o ataque diante de um La Olla Azulgrana lotado e foi recompensado aos 17 minutos graças à falha do goleiro Fabián Villaseñor. Pedro Benítez estava no lugar certo, na hora certa, para aproveitar a saída desastrada do arqueiro mexicano após cobrança de escanteio e garantir a vitória.

Em quatro jogos nos mata-matas, o aparentemente insaciável ataque do Vélez Sarsfield igualou a quantidade de gols que anotou nos seis da fase de grupos, com uma incrível média de três por partida.