Representante da FIFA defende parceria sustentável entre governos para a Copa do Mundo

Belo Horizonte – O diretor de Responsabilidade Social da FIFA, Federico Addiechi, defendeu nesta quinta-feira (26) uma parceria com o governo brasileiro e as cidades-sede na implementação de ações sustentáveis na preparação e na realização da Copa 2014. Durante reunião extraordinária da Câmara Temática do Meio Ambiente e Sustentabilidade, em Brasília, Addiechi afirmou que a experiência brasileira pode servir de exemplo para os próximos Mundiais da Fifa, na Rússia, em 2018, e no Catar, em 2022.

“Temos uma grande responsabilidade por causa da popularidade do futebol e da visibilidade da Copa do Mundo, o maior evento esportivo do planeta. E o exemplo brasileiro pode ser imitado no futuro”, disse Addiechi, lembrando que 1 bilhão de espectadores assistiram à final da Copa de 2010 na África do Sul.

Belo Horizonte já desenvolve projetos de sustentabilidade envolvendo os empreendimentos da Copa 2014. O município pretende criar um selo de certificação para as obras. Hotéis, bares, restaurantes e outros estabelecimentos que adotarem medidas para reduzir o consumo de água e de energia e para melhorar a gestão dos resíduos vão receber um selo da Prefeitura de Belo Horizonte. A certificação do município poderá contar com o aval da FIFA.