Projeto Cinema da Moda leva a Brasília 29 produções no CCBB de terça-feira a domingo

Sessões diárias – “A moda tem diversas vertentes e, na mostra, procuramos apresentar algumas delas por meio do cinema, que é, sem dúvida, uma destas vertentes”, observou Fernando Zelman, da Galeria Central, um dos idealizadores do projeto Cinema de Moda, ao lado de Danilo Blanco. Com 29 produções, a atração fica em cartaz a partir desta terça-feira até 26 de junho, no Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Sul).

O “Clica Brasília” informa que as exibições acontecem nas salas de cinema do CCBB em três sessões diárias, numa programação que abrange obras consideradas referência para estudantes e profissionais de moda, como as ficções Liquid Sky, Barbarella, o documentário A Elegante Polly Maggoo, até verdadeiros clássicos, como O Anjo Azul e Bonequinha de Luxo.

Para a seleção, Blanco e Zelman convocaram um time de 30 curadores – todos renomados profissionais ligados efetivamente ao tema – para colaborar na escolha dos filmes. “Cada um selecionou uma produção que julgava imprescindível para participar da mostra”, observa.

O material reunido traz um conjunto de filmes indicados por criadores como Dudu Bertolini, Reinaldo Lourenço e José Gayegos; jornalistas, tais como César Giobbi; empresários, Charles Cosac, além de outros estudiosos da área. Para iniciar a sessão das películas, o público confere, previamente, uma palestra com o crítico de cinema Luciano Ramos – que participa por meio de vídeo. Ele justificará a razão das indicações e irá comentar sobre cada filme da mostra, como curiosidades do figurino, detalhes das gravações e informações históricas.

O objetivo da Mostra Cinema de Moda é democratizar e descentralizar a moda. “Chegar a Brasília é uma das formas de cumprir essa meta e fugir do eixo Rio-São Paulo”, considera Fernando Zelman. Outro intuito é proporcionar ao público uma imersão diferenciada no universo fashion. Para isso, além da exibição de filmes, a mostra incluiu uma mesa redonda com a participação de profissionais da área cultural, cujo tema será Moda, Arte e Cinema – Fronteiras e Conexões.

Na quinta-feira (16), Fernando Zelman, Cecira Armitano e Pablo Gonçalo promovem um diálogo sobre as interfaces entre as três expressões artísticas. O debate tratará do que ainda separa o erudito do popular, a moda e a arte. “Estamos ansiosos porque, em São Paulo, todas as sessões tiveram lotação máxima. Isso nos impressionou muito. É um tema que atrai bastante público”, comentou o curador.

Itinerância e Cinema de Moda

Antes de chegar a Brasília, a mostra estreou em São Paulo, no Cine Olido. Passou por outros três espaços da capital paulista: CCBB, Cinema Reserva Cultural e pela Aliança Francesa. “Brasília inaugura esta itinerância. Daqui, seguimos para o Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador”, contou Zelman.
De acordo com ele, a ideia é percorrer todas as capitais do País, buscando contemplar, também, o circuito das escolas e bibliotecas públicas. Todas as atividades – mostra e debates – são gratuitas.

A partir desta terça (14) até 26 de junho, com sessões de terça a domingo, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) (Setor de Clubes Sul). Informações: 3108-7600. Entrada franca. A classificação indicativa varia de acordo com o filme. O CCBB disponibiliza ônibus gratuito, identificado com a marca do Centro Cultural. O transporte funciona de terça a domingo, saindo do Teatro Nacional a partir das 11h.

A programação

Terça-feira (14/06)
16h40 – Meu Tio, de Jacques Tati. 116min. Classificação livre.
19h – Bonequinha de Luxo, de Blake Edwards. 114min. Não recomendado para menores de 14 anos.
21h20 – Histórias de Elle, de David Teboul. Não recomendado para menores de 12 anos.

Quarta-feira (15/06)
16h50 – O Clã das Adagas Voadoras, de Zhang Yimou. Não recomendado para menores de 14 anos.
19h10 – Boulevard do Crime – Parte 1, de Marcel Carné. Não recomendado para menores de 12 anos.
21h10 – Boulevard do Crime – Parte 2, de Marcel Carné. Não recomendado para menores de 12 anos.

Quinta-feira (16/06)
16h40 – O Guru do Sexo, de Daisy Von Scherler Mayer. Não recomendado para menores de 14 anos.
18h30 – Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, de Woody Allen.Não recomendado para menores de 14 anos.
20h30 – Mesa Redonda: Moda, Arte e Cinema – Fronteiras e Conexões. Com a participação de Fernando Zelman, Cecira Armitano e Pablo Gonçalo.

Sexta-feira (17/06)
14h30 – O Clã das Adagas Voadoras, de Zhang Yimou. Não recomendado para menores de 14 anos.
16h50 – Barbarella, de Roger Vadim. Não recomendado para menores de 14 anos.
18h50 – Violência e Paixão, de Luchino Visconti. Não recomendado para menores de 14 anos.
21h10 – O Anjo Azul, de Josef Von Sternberg. Não recomendado para menores de 14 anos.

Sábado (18/06)
14h – Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore. Não recomendado para menores de 14 anos.
16h20 – Maria Antonieta, de Sofia Coppola. Não recomendado para menores de 14 anos.
18h40 – Viridiana, de Luis Buñuel. Não recomendado para menores de 16 anos.
20h40 – A Sereia do Mississippi, de François Truffaut. Não recomendado para menores de 14 anos.

Domingo (19/06)
14h – A Época da Inocência, de Martin Scorsese. Não recomendado para menores de 16 anos.
21h – A Bela da Tarde, de Luis Buñuel. Não recomendado para menores de 16 anos.