PSDB deve pedir nesta quarta-feira a reabertura das investigações no caso do “Dossiê dos Aloprados”

Convocação de Mercadante – Três requerimentos de convocação do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante (PT), foram registradas na terça-feira (21) na Câmara dos Deputados. Os parlamentares da oposição querem que o ministro explique as últimas denúncias sobre o rumoroso caso do dossiê contra figuras proeminentes do tucanato nacional.

Mercadante teria conhecimento da artimanha para prejudicar o então candidato do PSDB ao governo de São Paulo, em 2006, José Serra. Um dos requerimentos é assinado pelo deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP). O pedido também solicita que Expedito Veloso, o petista que revelou o envolvimento de Mercadante no caso, compareça ao Congresso.

O líder da bancada do PSDB, Duarte Nogueira (SP), deve protocolar hoje (22) representação no Ministério Público Federal e um ofício na Polícia Federal. Ele vai pedir a reabertura das investigações sobre o caso dos dossiês.

O líder em exercício do PSDB, Otávio Leite (RJ), diz que é fundamental que a sociedade tenha respostas neste caso e acentuou que “as investigações foram encerradas por falta de provas e agora há a confissão de que o ministro foi um dos mentores do plano. Com essa informação, é preciso que as investigações sejam retomadas”.

Os requerimentos foram apresentados em três comissões: Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), pelo deputado Vanderlei Macris (SP); Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO), pelos deputados Fernando Francischini (PR) e Carlos Sampaio (SP); e de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), assinado pelo deputado Antônio Imbassahy (BA).

No Senado Federal, a bancada do PT se articulou para abafar a repercussão das denúncias contra o ministro da Ciência e Tecnologia. Os petistas apostam no silêncio da oposição, que ainda não levantou a polêmica na Casa, e na disposição de falar do ministro. Segundo o “O Estado de S. Paulo”, a estratégia é levá-lo à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na próxima semana, considerada um foro seguro e oportuno à defesa do ministro.

A ideia é transformar a audiência pública para a qual Mercadante foi convidado a apresentar o plano de inovação em ciência e tecnologia 2011-2014 num palanque para a defesa do ministro.

A avaliação é de que Mercadante será bem acolhido na Casa, onde cumpriu mandato até 2010 e chegou a presidir a CAE – hoje sob comando do também petista Delcídio Amaral (MS). A audiência está agendada para a próxima terça-feira.

Não é a primeira vez que o nome do ministro surge na investigação. A PF chegou a indiciá-lo por considerar que era o único beneficiado pelo esquema. Mas a acusação acabou anulada por falta de provas. “Agora surgem elementos mais do que concretos para esclarecer de uma vez por todas a verdade sobre o caso”, diz a reportagem da revista “Veja”.