Brasil perde posições no ranking das seleções e Copa América deve provocar novas mudanças

Direção oposta – A Copa Ouro, conjunto de partidas eliminatórias para copas continentais e a desvalorização da primeira fase de jogos da Copa do Mundo da FIFA 2010 foram responsáveis por uma grande movimentação no Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola neste mês. Entre as dez melhores seleções, somente as duas primeiras colocadas, Espanha e Holanda, mantiveram as posições. O Brasil, terceiro colocado no mês passado, perdeu pontos e duas colocações, passando a ocupar agora o quinto lugar.

O México ganhou 19 posições graças à conquista da Copa Ouro e chegou ao nono posto, assumindo um lugar entre as dez melhores seleções pela primeira vez desde julho de 2007. Movendo-se em direção oposta está o Uruguai, que perdeu 11 posições e agora ocupa o 18º lugar, depois de ter sido especialmente prejudicado pela desvalorização dos seus bons resultados na fase de grupos da África do Sul 2010.

A próxima Copa América, porém, dará a todas as seleções sul-americanas ampla oportunidade de conquistarem mais pontos. Montenegro (que galgou oito posições e está em 16º) e Costa do Marfim (em 14º, após subir sete posições) alcançaram as suas melhores classificações desde que o ranking foi criado.