Executivos do Comitê e da FIFA convocados para explicar lobby para a Copa do Mundo

Provas materiais – Os dirigentes de marketing da FIFA, Jay Neuhaus e Thierry Weil, e o consultor do COL (Comitê Organizador Local) da Copa do Mundo de 2014, Carlos de la Corte, terão de prestar contas à Câmara sobre denúncias de lobby favorecendo parceiros da entidade mundial do futebol.

“Não é de hoje que temos denúncias contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a FIFA. Ninguém poderia imaginar que essa nova denúncia passaria em branco. A Câmara e a Comissão de Turismo têm a obrigação de investigar. Queremos estancar já esse processo de indicação e condução de licitações da Copa do Mundo por parte da FIFA”, disse o líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), durante a reunião na tarde desta quarta-feira (29), que aprovou a convocação dos diretores da entidade na Comissão de Turismo e Desporto.

O jornal “Folha de São Paulo” revelou que os três estão pressionando as cidades-sede a “cooperar” nas licitações dos estádios e contratar patrocinadoras da FIFA. O jornal ouviu representantes dos governos estaduais e conseguiu cópias de documentos, e-mails e PowerPoint que atestam a atuação do departamento de marketing da FIFA e do COL em favor de três empresas: a ADM, que confecciona brindes, a Yingli, de fornecimento de energia, e a Liberty Seguradora.

No caso da ADM, Jay Neuhaus foi além. Avisou que se a cidade-sede optasse por outra empresa teria de pagar 17% de taxa de licenciamento. Afirmou, também, que entendia que elas estavam atreladas a licitação, “porém, esperamos encontrar uma forma de garantir que a ADM sempre faça parte deste processo”. O dirigente da Fifa classifica a equipe da empresa como “a mágica do processo”, conforme publicou o jornal.

Carlos de la Corte pressiona para que a chinesa Yingli seja contratada porque tem serviços de energia “alinhados” com a Fifa. Ele encaminhou carta assinada pelo diretor-geral de marketing da FIFA, Thierry Weil, que informa que a FIFA “considera que os produtos da Yingli Solar podem ser a melhor solução para a eficiência energética dos estádios da Copa”. Weil elogia também a seguradora Liberty e pede que os coordenadores a contratem.