Treinador do Uruguai respeita o Pararaguai, mas diz que seu time se acostumou a vencer jogos incríveis

Comandante uruguaio – Quando o assunto é Copa América, o uruguaio Enzo Francescoli é autoridade. O ex-jogador da Celeste não só disputou a competição cinco vezes, como foi tricampeão. Em 1987, conquistou o título em pleno solo argentino. Já em 1995, foi o último capitão do país a levantar a taça do torneio até hoje.

Dezesseis anos depois daquela vitória histórica no Estádio Centenário, o “Príncipe” revelou a sua faceta menos conhecida em entrevista exclusiva ao “Fifa.com”. Ele contou que é um torcedor nervoso e supersticioso da seleção, falou sobre a grande final contra o Paraguai e fez um prognóstico: “Luis Suárez será a referência desta seleção no futuro”.

Você chegou a temer um certo conformismo do grupo após a quarta colocação na África do Sul?

Depois de ter jogado vários anos na seleção, posso dizer que o uruguaio não é conformista, muito pelo contrário. Ele sempre vai contra a corrente, como aconteceu no Maracanã, na Copa América de 1987 e agora na Argentina. Nós nos acostumamos a vencer jogos incríveis e esta seleção não foge à regra. Dá para perceber que os jogadores ganharam confiança e maturidade na Copa do Mundo. Pelo que vi nos amistosos, acreditava que faríamos uma boa Copa América. O Urugaui pode agradar às pessoas um pouco mais ou um pouco menos, isso é do gosto de cada um, mas ninguém pode negar que é uma seleção firme, que conhece as suas limitações e virtudes, conta com grandes jogadores e obtém resultados. Afinal, isso é o que importa no futebol.

O que você acha do Paraguai como adversário na final?

É um adversário muito difícil, com bons jogadores e experiência. Além de ser firme na defesa, sabe controlar bem a bola e conta com vários nomes de peso no ataque, como Nelson Haedo, Lucas Barrios e Roque Santa Cruz. Será um rival muito complicado. O bom é que o Uruguai está consciente disso e irá encarar a partida com seriedade.

A final de domingo será no estádio do River Plate, que você conhece como se fosse a sua própria casa. Estará presente?

Para falar a verdade, sempre fui supersticioso e não estou acostumado a ver jogos no estádio. Sou de torcer em silêncio, mas desta vez irei. Moro em Buenos Aires, a minha família está aqui e farei uma exceção pela Celeste. Certamente estarei escondido em algum lugar. (Foto: Getty Images)