Igrejas evangélicas avançam sobre grade de programação das grandes emissoras comerciais

Clube milionário – Embora mais concentradas nas madrugadas, a religião e a fé ainda são elementos fortemente presentes na TV aberta do Brasil. Das cinco grandes emissoras comerciais do País (Globo, SBT, Record, Bandeirantes e RedeTV), quatro dedicam algum tempo para a exibição de programas relacionados à religião.

Apenas o SBT se manteve até agora resistente às Igrejas em sua grade, mas o apresentador Silvio Santos, dono da emissora, aceitou vender parte de sua programação à Igreja Mundial da Graça, que tem como líder o Apóstolo Valdemiro Santiago. Segundo a coluna de Ricardo Feltrin, na “Folha Uol”, o valor que a emissora aceitou foi o de R$ 300 milhões por ano, cerca de R$ 25 milhões por mês.

A emissora, entretanto, negou o recebimento e a aceitação da oferta. Essa é a resposta padrão que o SBT, que está prestes a completar 30 anos em agosto, sempre dá a respeito das especulações acerca da abertura do espaço para as igrejas.

Diariamente, as emissoras Record, RedeTV e Bandeirantes exibem, juntas, 15,4 horas de programação religiosa por dia – usando como referência a grade de segunda à sexta-feira. A campeã de comercialização de espaço para as Igrejas é a RedeTV, que “vende” 6,5 horas diárias de sua grade para a Igreja Internacional da Graça de Deus, pulverizadas nos períodos da manhã, noite e madrugada.

Em segundo lugar na lista vem a Record, que exibe 4,5 diárias dos programas relacionados à Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Atualmente, essas produções estão restritas à faixa da madrugada. Em terceiro lugar aparece a Band, com 4,4 horas diárias comercializadas também com a Igreja Internacional da Graça de Deus, que, na emissora, exibe as atrações Show da Fé (que há anos ocupa o horário nobre da Band) e o programa Vida Vitoriosa.

Os valores pagos pelas entidades religiosas são mantidos em sigilo pelas emissoras. Sabe-se, entretanto, que as cifras são bem altas e, em muitos casos, impulsionam o faturamento geral dos canais.

Embora a Globo também abra um pequeno espaço para a religião em sua grade (com o programa diário Sagrado e a exibição da dominical Santa Missa em Seu Lar, com o Padre Marcelo Rossi), a situação dela é diferente das outras emissoras porque os espaços para essas transmissões não são comercializados. De acordo com a justificativa da própria Globo, o programa Sagrado (que fala sobre a diversidade religiosa do País) é uma produção da Fundação Roberto Marinho, enquanto a Santa Missa é uma transmissão normal da própria TV. Com informações do “Meio e Mensagem” e do “Gospel.com”.