Conhecidas – Se o anunciante brasileiro demorou a sentir a necessidade de se destacar na internet, que se mostrou imperiosa ao longo da década passada, a mesma falta de tato pode ser observada hoje com relação às mídias sociais — terreno em que queixas e elogios de consumidores são organizados e, portanto, ganham mais visibilidade do que se estivessem esparsos na web.
A E-Consulting Corp. mediu o índice de presença on-line (POL) de mais de 130 das 1000 maiores empresas do País e, dentre as 15 melhores colocadas no ranking, apenas quatro são marcas 100% nacionais: Natura (5ª), TV Record (9ª), Petrobras (11ª) e TAM (15ª).
“Participar ou não das redes sociais não é uma opção que cabe à companhia, já que discussões sobre suas marcas, produtos e iniciativas acontecem à sua revelia. E mais: seus clientes, funcionários e concorrentes também já fazem parte delas”, declarou Thiago Assis, consultor de negócios sênior da E-Consulting e gerente do projeto.
A consultoria rastreou YouTube, Twitter, LinkedIn, Reclame Aqui, Google, Facebook e Orkut — estes dois últimos, segundo dados da ComScore do fim de julho, detêm 24,4 milhões e 35,68 milhões de usuários únicos, respectivamente.
Outro dado comparativo importante mostra que não necessariamente a verba investida no meio virtual se reverte em percepção positiva por parte dos internautas. Das 15 empresas que lideram a lista, apenas Coca-Cola (1ª) e Fiat (4ª) estão no grupo dos dez maiores anunciantes da internet brasileira, segundo o Especial Agências & Anunciantes 2011 de Meio & Mensagem. Neste ranking, a Coca-Cola ficara em 9º lugar, com R$ 24,546 milhões investidos, e a Fiat, em 7º, com R$ 31,443 milhões. As informações são do “Meio e Mensagem”.
As 15 melhores marcas
1. Coca-Cola
2. Google
3. Apple
4. Fiat
5. Natura
6. Ford
7. Volkswagen
8. Nokia
9. TV Record
10. IBM
11. Petrobras
12. Microsoft
13. Toyota
14. Motorola
15. TAM