Após 29 horas na água, nadadora de 61 anos desiste da travessia Cuba-Estados Unidos

Tubarões – A nadadora norte-americana Diana Nyad, de 61 anos, abandonou nesta terça-feira (9) sua tentativa de se tornar a primeira pessoa a nadar de Cuba à Flórida fora de uma jaula antitubarões na metade do trajeto, informou a “CNN”. A emissora, que tinha um produtor em um dos barcos que acompanhavam Nyad, disse que ela vomitou ao ser levada para a embarcação, à 0h45 de terça-feira (1h45 de Brasília).

A atleta já havia passado 29 horas nadando, de um total estimado de 60 horas, para a travessia de 166 quilômetros até Key West, uma ilha da Flórida. “Não estou triste. Foi a coisa absolutamente certa”, disse ela à “CNN”. Nyad estava protegida pela companhia de caiaques, que emitiam um sinal eletrônico afastando os tubarões. Ela havia caído na água na Marina Hemingway, na periferia oeste de Havana, às 19h45 de domingo (20h45 de Brasília), sob aplausos de pessoas que torciam por ela.

Em mensagem enviada na segunda-feira pelo Twitter, o produtor de TV Matt Sloane, da CNN, disse que Nyad sentia dor no ombro e “um pouco de asma”, mas avançava satisfatoriamente. Nyad, que foi criada no sul da Flórida, já havia tentado fazer essa travessia em 1978, aos 28 anos, mas desistiu por causa do vento e das ondas fortes.