Em jogo fraco, seleção brasileira empata com time argentino tecnicamente inferior na Copa Roca

Passes errados – O Brasil bateu na trave e não saiu do 0 a 0 com a Argentina no primeiro duelo do Superclássico das Américas, reedição da Copa Roca, disputado na cidade de Córdoba na noite de quarta-feira (14). Como os gols não saíram, uma bola de Leandro Damião, que caprichosamente morreu no poste direito argentino, acabou se tornando o clímax do duelo, que contou apenas com jogadores que atuam nas ligas nacionais dos dois países.

O confronto de volta do Superclássico das Américas será disputado no próximo dia 28, no Estádio Olímpico do Pará, em Belém. Quem vencer nos 90 minutos fica com a taça e em caso de novo empate, o campeão será definido através da disputa de pênaltis.

A seleção brasileira de Mano Menezes se ressentiu da falta de entrosamento entre suas peças e custou a despertar em campo. Nos instantes iniciais do duelo, prevaleceu a cautela: em ritmo lento, as duas equipes optaram por se estudar, enquanto abusavam dos erros de passe. A primeira chance de gol foi da Argentina, que chegou com perigo aos seis minutos no arremate de primeira de Boselli dentro da área, mas bola passou por cima da meta de Jefferson.

Coube a Neymar comandar o primeiro avanço brasileiro, aos 12 minutos. O atacante do Santos FC deixou um adversário caído no campo com uma finta e cruzou para Leandro Damião que, na pequena área, finalizou na trave. Um dos poucos momentos de brilho do Brasil na etapa inicial e um prenúncio daquele que seria o grande momento da partida – com o atacante colorado como protagonista. Até o intervalo, a única boa notícia para o time de Mano Menezes foi a saída de Boselli, machucado, aos 25.

Aos cinco minutos da etapa final, um erro da zaga argentina refletiu o nível da partida: Desábato tentou recuar a bola para o goleiro Orión e mandou direto pela linha de fundo, despertando a ira da torcida local. Aos 14 minutos, a equipe de Alejandro Sabella sofreu outro golpe ao perder Martínez, também lesionado. Do outro lado do campo, Mano Menezes sacou o apagado Renato Abreu e lançou o jovem Oscar.

A falta de emoção em campo só foi interrompida aos 32 minutos, e coube ao melhor atacante do Brasil a missão de dar um toque de brilho ao confronto. Leandro Damião apareceu bem pela direita, deixou Papa pelo caminho com uma lambreta primorosa e chutou por cobertura, carimbando a trave direita de Órion. Três minutos depois, Ronaldinho Gaúcho tentou seguir o exemplo do companheiro de ataque e levou perigo em cobrança de falta que testou a habilidade do goleiro argentino, mas não foi o suficiente para tirar o 0 a 0 do placar. As informações são do “Fifa.com”.