Senador gaúcho ataca ministro do Supremo por conta de ato contra a corrupção no feriado nacional

Protestos – Na próxima quarta-feira (12), feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, um novo ato contra a corrupção está programado em algumas cidades brasileiras. Em Londres, brasileiros devem protestar em frente da embaixada e marchar até a “Houses of Parliament” (House of Commons e House of Lords) da Inglaterra. O ato com a participação de maior número de pessoas deverá acontecer em Brasília, junto ao Museu Nacional na Esplanada dos Ministérios.

As manifestações têm por finalidade chamar a atenção dos eleitores para os descalabros na administração pública. Em Londres, cartazes em português e em inglês pretendem alertar a imprensa internacional para o que se passa na Terra de Macunaíma. Será pedido o fim do voto secreto, a aprovação da Lei da Ficha Limpa pelo Supremo Tribunal Federal e o reconhecimento do crime de corrupção como hediondo.

Por conta da mobilização contra a corrupção, que não ainda mexeu com a sociedade, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) atacou os ministros do Supremo. No plenário do Senado Federal, na tarde desta segunda-feira (10), o senador gaúcho não poupou palavras. “Nunca, em minha vida, vi embates públicos, ao vivo, entre ministros do Supremo como agora. Nem no tempo da ditadura houve figuras tão controversas. O tribunal está na vitrine e o povo aguarda os julgamentos da validade da Lei da Ficha Limpa, do ‘mensalão’ e do Conselho Nacional de Justiça, cuja autonomia pode ser podada pelo STF”, declarou o senador.

Na avaliação de Simon, o Congresso fez a sua parte e aprovou a exigência de Ficha Limpa para o registro de candidaturas. Mas, o STF “está titubeando e inventou um pretexto para barrar a lei”. Essa medida, resultado de projeto de iniciativa popular que reuniu dois milhões de assinaturas, na opinião do parlamentar “foi o primeiro grande passo para acabar com a impunidade no Brasil”.