Daniel Alves e Neymar são indicados para receber o “Bola de Ouro da FIFA” de melhor jogador

Conheça a lista – Nesta terça-feira (1), uma semana após a FIFA e a France Football anunciarem os concorrentes aos prêmios de Jogadora do Ano da FIFA e Técnico do Ano da FIFA na categoria de futebol feminino, foi a vez de serem apresentados os nomes dos indicados à Bola de Ouro FIFA de melhor jogador do ano e ao prêmio de Treinador do Ano na categoria de futebol masculino. As definições ficarão a cargo dos capitães e técnicos de todas as seleções masculinas e de representantes da imprensa internacional selecionados pela France Football.

Os vencedores de todos os prêmios serão anunciados na segunda cerimônia de gala da Bola de Ouro FIFA, que será realizada no Kongresshaus de Zurique no dia 9 de janeiro de 2012 e transmitida pela televisão para o mundo todo. A Seleção Mundial da FIFA/FIFPro, o Prêmio Puskás da FIFA de gol mais bonito do ano, o Prêmio Presidencial da FIFA e o Prêmio FIFA Fair Play também serão apresentados durante a cerimônia.

As relações dos 23 jogadores e dos dez técnicos de futebol masculino foram definidas por especialistas do Comitê de Futebol e do Comitê Técnico e de Desenvolvimento, juntamente com um grupo de especialistas da revista France Football.

No dia 5 de dezembro de 2011, FIFA e France Football anunciarão em uma coletiva de imprensa em Paris os nomes dos três jogadores, três jogadoras, três técnicos de futebol masculino e três técnicos de futebol feminino com a maior votação. Também serão anunciados os três finalistas do Prêmio Puskás da FIFA.

Indicados

Éric Abidal (França), Sergio Agüero (Argentina), Karim Benzema (França), Iker Casillas (Espanha), Cristiano Ronaldo (Portugal), Daniel Alves (Brasil), Samuel Eto’o (Camarões), Cesc Fàbregas (Espanha), Diego Forlán (Uruguai), Andrés Iniesta (Espanha), Lionel Messi (Argentina), Thomas Müller (Alemanha), Nani (Portugal), Neymar (Brasil), Mesut Özil (Alemanha), Gerard Piqué (Espanha), Wayne Rooney (Inglaterra), Bastian Schweinsteiger (Alemanha), Wesley Snejider (Holanda), Luis Suárez (Uruguai), David Villa (Espanha), Xabi Alonso (Espanha) e Xaxi (Espanha).

Os dez treinadores a seguir (em ordem alfabética, com a respectiva nacionalidade e o clube ou seleção em que atuam) concorrem ao prêmio de Treinador do Ano da FIFA 2011 na categoria futebol masculino:

Vicente del Bosque (Espanha/seleção espanhola), Alex Ferguson (Escócia/Manchester United), Rudi Garcia (França/Lille), Pep Guardiola (Espanha/Barcelona), Jürgen Klopp (Alemanha/Borussia Dortmund), Joachim Löw (Alemanha/seleção alemã), José Mourinho (Portugal/Real Madrid), Óscar Tabárez (Uruguai/seleção uruguaia), André Villas-Boas (Portugal/Porto e Chelsea) e Arsène Wenger (França/Arsenal).