Vasco corre atrás do placar, vira o jogo e consegue classificação nas semifinais da Copa Sul-Americana

(Foto: Getty Images)
O lutador – Comandado por Dedé, o Vasco da Gama conquistou uma goleada heroica por 5 a 2 sobre o Universitário, do Peru, na noite desta quarta-feira, e garantiu vaga nas semifinais da Copa Sul-Americana. A equipe carioca saiu na frente em São Januário, mas cedeu o empate ainda no primeiro tempo e viu o rival virar a partida, colocando um pé na próxima fase, depois da vitória por 2 a 0 no primeiro jogo. Mas os donos da casa reagiram na segunda etapa e, com quatro gols, aniquilaram a vantagem peruana e garantiram a classificação.

Na próxima fase, o Vasco enfrenta o vencedor do confronto entre Universidad do Chile e Arsenal, da Argentina.

A partida começou tensa e antes mesmo dos dez minutos três jogadores já tinham recebido cartão amarelo. As primeiras chances do jogo foram construídas pelo Vasco, que chegou bem ao ataque com Élton, e o primeiro gol não tardou. Aos 22 minutos, Juninho Pernambucano foi derrubado na área e Diego Souza cobrou pênalti com categoria para abrir o placar.

O Universitário recuou depois do gol e passou a apostar nos contra-ataques. Um deles terminou em gol, aos 32 minutos: Flores lançou Ruidiaz, que deu lindo toque por cima de Fernando Prass, calando São Januário. Os cariocas passaram a precisar de mais três gols para avançar na competição.

O revés abalou o Vasco, que voltou a campo e perdeu Diego Souza, expulso após confusão na descida para os vestiários – pelo lado peruano, González recebeu cartão vermelho. O mau momento culminou com o gol da virada do Universitário. Logo aos dois minutos, Rabanal aproveitou rebote de escanteio e seu chute desviou em Dedé antes de morrer nas redes de Fernando Prass. Os torcedores vascaínos mais otimistas ainda refaziam seus cálculos quando veio a resposta: Juninho tabelou com Dedé e cruzou na área para Elton conferir de cabeça, fazendo 2 a 2.

Embalado pelo empate, o Vasco partiu para cima do adversário na base da garra. E não demorou a virar o jogo a seu favor. Aos 12, Dedé deu uma de atacante e tentou cruzar na área, mas a bola foi direto para o gol e Llontop falhou feio: 3 a 2. O Universitário ainda perdeu Rabanal aos 16, antes de sofrer o quarto gol aos 27 minutos, novamente pelos pés de Dedé. O zagueiro recebeu de Allan e mandou para as redes, levando a torcida à loucura.

Só dava Vasco: aos 33, Alecssandro acertou uma bomba e quase fez o gol da classificação. Ele veio quatro minutos depois. De ponta de chuteira, Alecssandro tocou para o fundo das redes depois do escanteio cobrado por Juninho, fazendo 5 a 2 e assegurando a vaga. As informações são do “Fifa.com”.