Internada com meningite, Ivete Sangalo mostra o descaso das autoridades baianas com a saúde pública

No estaleiro – A Bahia de Todos os Santos se uniu em preces pela saúde de Ivete Sangalo, mas um boletim médico divulgado nesta segunda-feira (5) pelo Hospital Aliança, em Salvador, informa que a cantora que agita o carnaval baiano está com meningite, doença que levou à internação no domingo.

Para a tranquilidade dos fãs, Ivete Sangalo está com meningite benigna e não contagiosa, ou seja, sem o tipo maios grave da doença, do tipo C (meningocócica). De acordo com o boletim médico, a cantora em repouso em um apartamento do hospital e sob tratamento, com quadro neurológico estável. Os médicos aguardam os resultados dos exames laboratoriais para informar à cantora o tempo de tratamento.

O caso de Ivete Sangalo traz para o mundo das celebridades o surto da doença que atinge a Bahia. Até o dia 24 de novembro, a Secretaria Estadual de Saúde do Estado havia 1.670 casos de todos os tipos de meningite, com 108 óbitos. Com isso, espera-se que o governador Jaques Wagner (PT) tome alguma providência mais eficaz pra combater a doença no estado.

A meningite é a inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. Pode ser provocada por vírus, bactérias e micro-organismos. As transmissões interpessoais e ocorrem através das vias respiratórias. Em setembro, houve um surto da doença no complexo hoteleiro Costa do Sauípe, no litoral norte baiano. Quatro funcionários morreram com o tipo C, a forma mais grave.

Em todo o País, segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), cujos dados estão disponíveis na página eletrônica do Ministério da Saúde, até o mês de setembro deste ano foram registrados 8.676 casos de meningite no território nacional. Entre os pacientes com meningite bacteriana, 1.133 foram diagnosticados com a meningocócica e 487 com a pneumocócica.

Confira abaixo reprodução do boletim médico divulgado pelo Hospital Aliança