Japonesa Bridgestone lança pneu ecologicamente correto, que não utiliza ar

O ambiente agradece – A Bridgestone desenvolveu um conceito de pneu não-pneumático, ou seja, sem ar. A novidade pode se tornar uma alternativa mais viável e sustentável para pneus convencionais no futuro, liberando o motorista da obrigatoriedade de calibrar os pneus regularmente.

Os pneus não-pneumáticos têm menor impacto sobre o meio ambiente, se comparados com os modelos convencionais utilizados atualmente. O novo conceito de pneu tem como objetivos a praticidade na aplicação e facilidade na comercialização.

O novo pneu possui uma estrutura única de raios que se estendem ao longo das laterais internas, estrutura capaz de suportar o peso de um veículo, eliminando a necessidade da calibragem periódica. Em outras palavras, esses “pneus verdes” exigem menos manutenção e descartam a possibilidade dos indesejáveis furos. Os raios são feitos de resinas termoplásticas reutilizáveis, juntamente com a borracha utilizada na banda de rodagem, ambos totalmente recicláveis. O novo conceito de pneu conjuga compatibilidade ambiental, segurança e conforto.

A empresa japonesa está focada no desenvolvimento tecnológico do produto, com o objetivo de alcançar um processo que garanta a reutilização total dos pneus após a perda da utilidade original. O projeto certamente contribuirá para um ambiente mais saudável para muitas gerações, a começar pela atual. O “pneu verde” da Bridgestone foi exibido no Salão do Automóvel de Tóquio 2011, entre os dias 2 e 11 de dezembro. (Com informações do CicloVivo)