É muito grave o estado de saúde de Etta James, uma das maiores cantoras de todos os tempos

Oração global – Lupe de Leon, que há mais de trinta anos é empresária de Etta James, confirmou na última sexta-feira (16) que a cantora norte-america de Blues, Soul e R&B está na fase terminal da leucemia, classificada como incurável há duas semanas pelos médicos. “Etta está no estágio final da leucemia, e também foi diagnosticada com demência e Hepatite C. Ela está em casa e dorme a maior parte do tempo, sob os cuidados de um médico que mora em sua casa. Seu marido está com ela 24 horas por dia e seus filhos a visitam regularmente. É tudo muito triste. Estamos apenas esperando”, declarou a empresária.

Com 73 anos, Etta James foi hospitalizada em maio passado por causa de quadro de septicemia, após diagnóstico, meses antes, de leucemia e demência. Nascida Jamesetta Hawkins, em Los Angeles, no estado da Califórnia, Etta começou a cantar aos cinco anos de idade em uma igreja próxima à sua casa.

Aos 14 anos, Etta formou o grupo The Peaches, que logo alcançou os primeiros lugares das paradas de sucesso com “The Wallflower (Dance with Me, Henry)” e “Good Rockin’ Daddy”. Na década de 60, a cantora lançou dois de seus melhores ábuns, “At Last!” e “The Second Time Around”, ambos pela gravadora Argo Records.Mais tarde, nos anos 70, a cantora iniciou uma dura batalha contra a heroína, vício do qual se desvencilhou em 1974, ocasião em que partiu para a reconstrução da carreira.

Em 1989, com o disco “Seven Year Itch”, Etta, que passara alguns anos no anonimato, despertou novamente o interesse da indústria fonográfica, NAquel ano, a cantora recebeu vários prêmios Grammy. Etta continuou gravando e se apresentando até anos atrás, antes de ser alvejada por irreversível leucemia. Como mais de 30 álbuns ao longo da carreira, Etta James foi eleita pela revista “Rolling Stone” como uma das 100 melhores cantoras de todos os tempos.

Um dos seus maiores sucessos foi “At Last”, de Mack Gordon e Harry Warren, que fez com que inúmeras estrelas da música internacional se rendessem a ela.

Recentemente, “At Last” foi interpretada pela cantora Beyoncé Knowles em duas ocasiões importantes. Em um tributo à própria Etta James, promovido pela Cadillac Records, em que Beyoncé aparece caracterizada como a diva do Soul e do Blues. A outra foi na posse do presidente Barack Obama, em que o casal presidencial norte-americano dançou ao som do eterno sucesso de Etta.

Christina Aguilera foi outra celebridade da música que não se conteve diante do sucesso de Etta e entoou “At Last” de maneira impressionante e de arrepiar, o que mostra a força do legado da diva que agora luta para viver.