Três opções de lanches saudáveis para as crianças na volta às aulas

(*) CicloVivo –

A criatividade na elaboração dos pratos estimula o consumo de alimentos saudáveis. O Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo dá dicas para compor a lancheira escolar saborosa e nutritiva.

O período escolar está de volta e é hora de pensar nos lanches para as crianças levarem às aulas. Para ajudar os pais a driblar a costumeira preferência dos pequenos por guloseimas sem muito valor nutricional, Viviane Chaer Borges, nutricionista do Ganep e da Beneficência Portuguesa de São Paulo dá dicas de merendas saudáveis e saborosas.

O importante é variar as opções, para suprir diferentes necessidades do organismo sem que as crianças enjoem dos lanches. Os alimentos caseiros normalmente são a melhor opção, por serem mais nutritivos. Porém, nem todos os alimentos industrializados devem ser considerados vilões. Os sucos de caixinha, por exemplo, além de práticos, são melhores para levar na lancheira do que os sucos naturais, que podem oxidar até o momento do consumo.

Os alimentos que, de fato, devem ser evitados, são aqueles com excesso de conservantes e adição de sal e açúcar. Bolachas doces, recheadas, salgadinhos, frituras – coxinha, pastel – doces em excesso, refrigerantes, balas e chicletes devem ficar de fora.

Como alternativa para estimular o consumo de alimentos saudáveis pelas crianças, a nutricionista propõe criatividade na elaboração dos lanches e um cardápio diversificado. Abaixo, confira as sugestões da especialista para lanches práticos e saborosos, que agradam até o paladar dos pequenos mais exigentes. As opções foram elaboradas considerando a qualidade e valor nutricional dos alimentos, mas a quantidade dependerá do peso corpóreo da criança, de sua necessidade energética diária e da quantidade de refeições ingeridas por dia.

Seguem abaixo três opções de lanches saudáveis criados pela nutricionista.

Opção I
Suco de uva de caixinha (200 ml)
Pão de forma integral – light, se necessário (2 fatias)
Azeite de oliva para regar o pão (1 colher de chá)
Queijo tipo Minas (uma fatia média)
Cenorua ralada (2 colheres de chá)
Laranja descascada e cortada ao meio (1 unidade)

Opção II
Suco de manga de caixinha (200 ml)
Pão de forma integral – light, se necessário (2 fatias)
Ricota, temperada com uma azeitona picada (1 colher de sopa)
Tomate (2 rodelas)
Bolo de cenoura caseiro (1 fatia pequena)

Opção III
Suco de caju de caixinha (200 ml)
Pão sírio (1 unidade pequena)
Patê de atum com maionese light e rúcula picada (1 colher de sopa)
Pêra (1 unidade)