TV aberta tem de virar um grande “Big Brother”, diz Boni

Todos de olho – Um dos mais qualificados e experientes profissionais da TV brasileira, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, concedeu entrevista ao programa “Manhattan Connection”, da Globo News, e afirmou estar cada vez mais difícil encontrar o “prestável” na televisão. Boni aproveitou a ocasião para fazer algumas previsões sobre o futuro de meio de comunicação de massa: “A televisão como a gente conhece hoje vai desaparecer.”

Ao lado do não menos competente Walter Clark, Boni é apontado como responsável pela criação do que se resolveu chamar de “padrão Globo de qualidade”. Para ele, os enlatados estão fadados a cair cada vez mais da grade de programação da TV aberta, pois não há como concorrer com as facilidades da internet – pela qual pode-se comprar programas, seja fisicamente, via download ou streaming.

“Todo o conteúdo que é enlatado vai realmente para o video on demand, nós vamos ter que tirar isso da televisão aberta, e a televisão aberta vai ter que ir por um outro caminho, que é o caminho do jornalismo, do esporte, da transmissão ao vivo.”

O rumo, destaca Boni, é a disputa pelo imediatismo, porque não faz sentido esperar para ver determinado programa na hora em que a emissora quiser exibir, crítica estendida ao modelo atual de telejornalismo, que reúne as notícias para exibi-las em blocos – cujos horários também ficam a cargo dos canais. “Eu estou falando de televisão sem grade, programação na hora em que você quiser, aonde você quiser, do jeito que você quiser”, explicou.

“Isso vai acontecer muito rapidamente e a televisão, para competir com a internet, que ainda é um pouco Gutemberg, vai ter que aproveitar a sua questão audiovisual para fazer transmissões imediatas, de todos os lugares, fazendo acerto com as redes sociais, fazendo acerto com as câmeras de segurança, fazendo um big “Big Brother”. (Com informações do AdNews)