Valor do passe de Ronaldinho despenca à medida que crescem os problemas fora dos gramados, afirma consultoria

Fui, mas quem não foi – Quando repatriou Ronaldinho Gaúcho, o Clube de Regatas Flamengo fez cálculos que ao final apresentavam saldo positivo. Porém, entre a teoria e a prática os números foram bem diferentes e, porque não, quase desanimadores. Dono de comportamento que tem interferido na sua atuação dentro de campo, Ronaldinho, que é adepto de noitadas e nem de longe é o “show man” de outrora, agora sente na pela os efeitos das incursões na noite carioca.

Sem ter que se preocupar com questões relacionadas a dinheiro, pois o que amealhou até então é suficiente para uma aposentadoria tranquila, desde que desaforos não sejam feitos ao vil metal, Ronaldinho viu despencar o valor do seu passe.

De acordo com a consultoria Pluri, o valor atual do passe do R10 está em 4,5 milhões de euros, 20% menor do que valia quando chegou ao rubro-negro da Gávea. Para justificar a queda no preço do passe do atacante, que poderá defender a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres, a Pluri declarou que o jogador tem deixado a desejar em termos de qualidade de futebol. O valor máximo que o passe de Ronaldinho Gaúcho alcançou foi de 70 milhões de euros, em 2007, quando o jogador vestia a camisa do Barcelona. Apenas a título de comparação, a Pluri estima que o passe do argentino Liones Messi, também do Barcelona, valha 140 milhões de euros

“Aos 32 anos, o jogador não vem conseguindo apresentar no Flamengo o futebol que dele se esperava, acumulando no clube carioca uma fase de pouco brilho e conquistas, gerando dúvidas a respeito de seu futuro, em função de seu elevado custo e da eliminação da Copa Libertadores. Outro fator que pesa na redução de seu valor de mercado é a dificuldade (também evidenciada neste período no Flamengo), de se gerar receitas de marketing a partir da presença do jogador, o que diminui sensivelmente o interesse de futuros parceiros em viabilizar novas operações desta natureza. Aliado a isso, pesam os frequentes problemas extra-campo”, destacou a empresa.

“Adicionalmente, observamos uma queda sensível de seu prestígio internacional, o que reduz suas opções de colocação a clubes médios e pequenos da Europa, ou mercados alternativos que estejam atrás de alguma atenção internacional, como Oriente Médio, China, Índia, etc. Após valer 70 milhões de Euros em 2007, Ronaldinho Gaúcho está aos poucos, vendo ser substituída uma IMAG: em de craque e talento raro pela de “baladeiro” e pouco comprometido com os clubes em que atua. Pode não ser a verdade absoluta, mas é a percepção, e neste caso conta mais”, completa a nota.