Impressora japonesa não usa tinta e papel pode ser reutilizado até mil vezes

Impressão correta – A empresa japonesa Sanwa Newtec desenvolveu uma impressora sustentável, que não utiliza tinta para as impressões e as folhas especiais usadas podem ser reaproveitadas até mil vezes, o que minimiza consideravelmente o impacto ambiental, se compara com os modelos tradicionais.

A PrePeat, como foi batizada a impressora, oferece resultados semelhantes aos tradicionais, cuja impressão depende de cartuchos de tinta ou tambores de toner. No lugar desses itens a máquina utiliza apenas o calor para transmitir as informações digitais para o papel. De tal modo, as impressões são sempre em preto e branco, variando em sua tonalidade.

Além do benefício ambiental, com a economia de recursos naturais e materiais, a impressora também propicia mais higiene aos ambientes de trabalho, pois elimina os acidentes com tintas e o pó liberado pelos equipamentos que funcionam à base de toner.

Por ser uma impressora especial, as folhas utilizadas também não fogem à regra. De acordo com a fabricante, as folhas não são feitas de celulose, mas de uma película de PET (politereftalato de etileno). Assim, a PrePeat utiliza um sistema de calor controlado, capaz de escurecer ou clarear o papel, conforme a necessidade. Para manter os detalhes e a qualidade da impressão, o cabeçote do equipamento funciona como uma agulha térmica.

A impressora ainda não está à venda no Brasil, mas a empresa a está comercializando por 500 mil yenes, o equivalente a pouco mais de R$ 10,2 mil. O papel especial também é um pouco caro, com cada pacote de mil folhas custando seis mil reais. No entanto, o valor é justificado pela vida útil do material, que pode ser reaproveitado para as impressões por até mil vezes. (Do CicloVivo)