STF marca julgamento do caso do mensalão, o que deve desencadear manobras e trapaças dos acusados

Sol quadrado – Depois da tentativa fracassada do ex-presidente Luiz Inácio da Silva de adiar o julgamento do “Mensalão do PT”, o Supremo Tribunal Federal marcou para o dia 1º de agosto o início da decisão do caso. De acordo com simulação feita pela Corte, o julgamento deve se estender até o começo de setembro.

Para que o julgamento comece na data estabelecida na tarde desta quarta-feira (6) pelos magistrados do STF, o ministro Ricardo Lewandowski deve concluir a revisão do processo até o final de junho. Só assim os demais ministros teriam condições de analisar o processo que apura o maior escândalo de corrupção da história política nacional, que garantiu ao então presidente Lula, por meio de pagamento de mesadas, apoio no Congresso Nacional.

Por meio de sua assessoria, Lewandowski informou que entregará até o final do corrente mês a revisão do processo, uma espécie de voto paralelo ao do relator, ministro Joaquim Barbosa.

Com a decisão do Supremo de agendar o julgamento, os brasileiros devem estar atentos para os rapapés que serão tentados por muitos dos 38 indiciados no processo, começando pelos petistas, o que motivou a chantagem de Lula contra o ministro Gilmar Mendes.

Fora isso, os advogados dos réus tentarão abusar das chicanas jurídicas, como, por exemplo, abandonar a defesa em determinado momento como forma de adiar a decisão. O presidente do STF, ministro Carlos Ayres Britto, por sua vez, já requisitou defensores públicos em número suficiente para que o julgamento não seja interrompido.