Morre Sergio Pininfarina, criador da lendária Ferrari Testarossa

Minuto de silêncio – O designer italiano Sergio Pininfarina, chefe do estúdio Pininfarina, morreu nesta terça-feira (3), aos 85 anos, em Turim, informa a imprensa italiana. Nascido em 1926 perto de Turim, polo industrial italiano, Pininfarina trabalhou junto com grandes empresas fabricantes de carros, desenhando a Ferrari Testarossa (foto abaixo), o Fiat 124 Spider, o Fiat Dino e o Maserati GranTurismo, entre outros modelos.

Firme no propósito de mudar a tese de que os carros deveriam esbanjar funcionalidade, Sergio Pininfarina ganhou fama com Ferraris vermelhas que ostentavam design avançado, como 410 AS, Dino Berlinetta Speciale, Ferrari F40 e Enzo Ferrari. Pininfarina também emprestou seu incontestável talento para modelos menos “exóticos”, como Peugeots e Mitsubishis.

Em 2006, o designer entregou ao filho Andrea o comando da empresa que ele herdara do pai Giovanni Battisti “Pinin” Farina. Em 2011, a companhia, fundada em maio de 1930, anunciou que interromperia a produção de carros devida a drástica queda nos lucros, mas continuou com a parte de design e engenharia, com atenção especial aos carros elétricos.

De acordo com um comunicado divulgado nesta terça-feira pela empresa, o designer faleceu em casa, na presença de sua mulher, Giorgia, e de seus filhos Lorenza e Paolo. As causas da morte não foram informadas pela Pininfarina.

Carros sob encomenda

Com quase três mil empregados espalhados por unidades na Itália, China e Marrocos, a Pininfarina, além de projetar carros comerciais, é conhecida por criar veículos sob encomenda, de demonstração e protótipos, tanto para os fabricantes quanto para colecionadores. Muitos dos protótipos serviram apenas como carros-conceito, mas vários deles acabaram na linha de produção, como a Ferrari 612 e a Ferrari F50.

Os veículos sob encomenda da Pininfarina são geralmente carros exclusivos com produção única e baseados em modelos de série da Ferrari, Maserati ou outros fabricantes de topo. Um dos mais famosos carros sob encomenda é a Ferrari P4/5 criada em 2006.

Em 1966, um mês antes da sua morte, Battista Pinifarina inaugura o Centro de pesquisa aerodinâmica e aeroacústica, com o primeiro túnel de vento da Itália, que permitiu que a indústria local se mantivesse na vanguarda das pesquisas do setor.