Chuva forte para a cidade de São Paulo e faz boiar a incompetência do prefeito Gilberto Kassab

Veneza tupiniquim – Como sempre acontece quando uma chuva surge com mais intensidade na cidade de São Paulo, ruas e avenidas foram alvo de alagamentos, o que mostra a eficiência dos governantes, que cientes dos problemas nada fazem para solucioná-los.

Quem conhece a capital paulista e seu sempre intenso cotidiano pode avaliar o que representa esse tipo de situação. Tal cenário explica os baixos índices de aprovação da gestão do prefeito Gilberto Kassab, que patina na casa dos 20%. Mesmo com todas essas dificuldades, o alcaide não compreende a reação da população.

Às 14h58, a torre de controle do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da cidade, suspendeu as operações de pouso e decolagem em razão das chuvas, de acordo com a Infraero. A medida serviu para que técnicos avaliassem as condicões da pista.

Minutos depois, às 15 horas, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura de São Paulo colocou as zonas Norte, Oeste, Centro, Sul e a Marginal Pinheiros em estado de atenção.

Enchentes

Às 15h10, a Defesa Civil decretou estado de atenção para enchentes nos seguintes bairros de Perus, Pirituba, Jaraguá, Freguesia do Ó, Lapa, Pinheiros, Butantã, Campo Limpo, M’Boi Mirim, Capela do Socorro, Santo Amaro, Cidade Ademar, Vila Mariana, Jabaquara, Ipiranga e Vila Prudente.

De acordo com os parâmetros estabelecidos pela Defesa Civil, o estado de atenção para enchentes é decretado quando há chuva com potencial de alagamento de ruas ou transbordamento de rios e córregos, além da previsão de continuidade das manifestações pluviométricas na cidade.

Alagamentos

Meia hora mais tarde, ou seja, às 15h40, o CGE registrava quatro pontos de alagamento na cidade – todos transitáveis. Na Marginal Pinheiros, motoristas enfrentavam problemas no sentido Interlagos, próximo à Ponte Eusébio Matoso. No mesmo horário, outro ponto de alagamento também na Zona Oeste, no sentido Centro da Praça Marrey Júnior, na Lapa, causava problemas ao trânsito. Na Zona Sul, a chuva provocou dois alagamentos no sentido bairro da Avenida Guido Caloi, no Campo Limpo – próximo à Ponte João Dias.