Por que os homens normalmente dormem depois do orgasmo?

Nos braços de Morfeu – Um dos grandes tabus em uma noite de sexo é aquela cochilada básica a que os homens se entregam depois do orgasmo. Muitas mulheres não conseguem compreender esse momento particular dos homens, que muitas vezes são rotulados como parceiros egoístas, mas a ciência tem uma explicação para isso. O que não significa que o cochilo em homenagem ao prazer deva se transformar em sono profundo até o raiar do dia seguinte.

Coordenador de pesquisas sobre comportamentos sexuais na Universidade Pierre et Maria Curie, na França, o médico Serge Stoleru explica que o córtex cerebral, camada mais externa do cérebro, entra em estado de repouso quase que na sequência do orgasmo.

Stoleru chegou a essa conclusão após digitalizar os cérebros de alguns homens durante a após a ejaculação. O médico francês afirmou que afirmou que os testes propiciaram os primeiros sinais do que ocorre no cérebro masculino durante o ato sexual. Em relação às mulheres, detalha Serge Stoleru, as reações são distintas, pois a principio parecem não ter um período refratário tão intenso como os homens. O que explica o questionamento delas em relação à soneca do parceiro.

O estudo demonstra que o cérebro do homem inibe todo e qualquer desejo sexual após o orgasmo, o que faz com que substâncias químicas como a serotonina, responsáveis pelo relaxamento e posterior indução ao sono, passem a atuar após o ato sexual.

Ao longo dos anos muitos foram os estudos realizados para provar a fadiga masculina após o orgasmo. Uma das pesquisas, divulgada em 2005, descobriu que a circulação sanguínea reage de forma que a produção de glicogênio se esgota após o ato sexual. O glicogênio é a principal reserva energética nas células animais, encontrada, principalmente, no fígado e nos músculos. Como têm mais massa muscular, os homens têm sensação de cansaço maior após o orgasmo.

Outra teoria

O médico australiano Juan Semo descobriu uma explicação cientifica para o “virar para o lado e dormir”, que comumente atinge os homens depois do orgasmo, que muitas vezes é interpretado pelas mulheres como uma tentativa de evitar o comprometimento, carinhos e conversas.

Juan Semo alega que os homens, depois do ato sexual, produzem um coquetel poderoso de neurotransmissores e hormônios que os colocam para dormir quase que imediatamente. Segundo o médico, um dos hormônios que resultam do orgasmo masculino é a prolactina.

“Este hormônio parece estar ligado à satisfação sexual e também pode ser responsável pelo tempo de recuperação que o homem precisa antes de começar novamente a atividade sexual”, declara Semo.

A prolactina é um hormônio produzido pela hipófise que nas mulheres estimula a produção de leite pelas glândulas mamárias e o aumento das mamas. Nos homens, a prolactina gera impotência sexual por interferir na produção de testosterona.

Remédio para essa polêmica do “virar de lado e dormir” ainda não foi inventado, mas a receita mais eficaz, pelo menos por enquanto, é amor após o amor.