Imagens espaciais da NASA são comparadas a obras de arte

Mãe natureza – Para comemorar seus 40 anos de existência dos satélites Landsat, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês) lançou o concurso “Earth Art”, com a pretensão de transformar imagens da Terra em verdadeiras obras de arte.

O Landsat é o sistema de satélites de observação espacial mais antigo que existe. Portanto, esta foi uma maneira encontrada pelo órgão norte-americano para homenagear o serviço, mas também para modificar a forma como as pessoas enxergam o planeta Terra.

As imagens são um espetáculo de formas e cores, que facilmente se confundem com pinturas feitas à mão. O trabalho vencedor é uma foto do Mar Báltico, na região da ilha sueca de Gotland, que ficou conhecida como “Noite estrelada de Van Gogh”, em referência à famosa tela do pintor holandês.

“Com certeza nós queríamos chamar a atenção para as imagens, mas a nossa meta era atingir as crianças em idade escolar para levá-los a pensar sobre aquilo que estavam vendo”, explicou Ron Beck, representante do USGS.

Segundo ele, quando se deparam com os desenhos, as crianças ficam curiosas para entender a razão das formas, assim, outros ensinamentos são embutidos na explicação. “Logo eles estão falando sobre hidrologia, geologia e vegetação, o que era realmente a nossa estratégia: chamar a atenção para, em seguida, falar sobre ciência”.

As imagens se diferenciam das fotos espaciais tradicionais por serem feitas a partir da reflexão e emissão de ondas eletromagnéticas. Por vezes elas são estranhas aos olhos, mas são extremamente importantes para estudos sobre água, pedras e outros objetos terrestres. A partir deste material os cientistas podem avaliar mudanças sutis na vegetação, que não seriam visíveis aos olhos humanos, por exemplo. Ainda é possível mensurar danos causados por eventos extremos e utilizar o material para prevenir desastres. (Do CicloVivo)