Por sua pujança e importância, SP precisa se livrar da politicagem dos candidatos à prefeitura

Caminho contrário – Mais importante cidade brasileira e a sexta maior do mundo, São Paulo merece algo minimamente melhor do que o pífio espetáculo protagonizado na noite de segunda-feira (3) pelos candidatos à prefeitura local. No melhor estilo “eu fiz, você não faz”, os candidatos, que participaram de debate promovido pela Rede TV e pelo jornal “Folha de S. Paulo”, dedicaram-se a ataques pessoais e utopias discursivas.

Com excesso de promessas, os debatedores abusaram dos telespectadores ao fugirem de respostas para cumprir acordos bilaterais prévios. Fora isso, como sempre acontece, alguns candidatos centraram críticas em determinados adversários como forma de manter intactos acordos políticos nacionais.

Diuturnamente complexa e sempre carente de soluções, a capital dos paulistas precisa de propostas efetivas e passiveis de realização. De nada adianta despejar sobre o eleitorado promessas que deixarão de ser cumpridas por falta de tempo ou tropeçarão na legislação vigente. É preciso um mínimo de conhecimento por parte dos eleitores sobre o que é possível ser feito.

Palco das principais disputas políticas do País, a cidade de São Paulo de novo já serve como pano de fundo para a disputa presidencial de 2014. Por ser uma espécie de vitrine nacional, a cidade será transformada em laboratório por alguns políticos. Sejam por aquele que chegar ao seu comando, sejam pelos que forem barrados nas urnas. Quem vencer a disputa tentará provar, em escassos dois anos, que não mentiu. Quem perder buscará um jeito de ficar em evidência, o que deve ocorrer a partir de ataques ao vencedor.

O que não se pode admitir é que São Paulo fique refém das conhecidas e acirradas disputas políticas entre tucanos e petistas, nem seja transformada em balão de ensaio de oportunistas recorrentes que fazem da inexperiência e da incompetência as senhas para o novo.