Denatran faz campanha para reduzir o número de acidentes envolvendo motos

Duas rodas – O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) realizou na quarta-feira (19), em Brasília, uma atividade dedicada os motociclistas, com o objetivo de demonstrar a necessidade de manutenção das motocicletas e a importância de melhorar a formação dos condutores.

Em todo o País, autoridades têm demonstrado especial interesse pelos motociclistas como forma de reduzir o número de acidentes. Na cidade de São Paulo morrem, no momento do acidente, dois motociclistas diariamente. De olho nesse segmento que cresce a todo instante, o Estado como um todo está direcionando ações educativas, muitas das quais presentes na Semana Nacional de Trânsito, que funcionará até a próxima terça-feira (25).

De acordo com Julio Arcoverde, diretor do Denatran, o número de motocicletas em circulação no País dobrou nos últimos cinco anos, passando de 10 milhões, em 2007, para quase 20 milhões neste ano.

O último levantamento do governo mostra que, em 2010, o número de mortos no trânsito chegou a 40.989. Com 13.452 registros, os motociclistas integram o grupo com maior número de mortos, 32,81% do total.

Arcoverde defende ações conjuntas entre governo e sociedade para fiscalizar e orientar os motociclistas. “Se nos unirmos, poderemos transformar a realidade do país. A segurança no trânsito depende de cada um de nós”, afirma Arcoverde.

Entre as ações realizadas para diminuir os acidentes envolvendo motos, está o treinamento obrigatório para motofrentistas e mototaxistas, determinado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no início de agosto. “Vamos dar início, neste mês, a uma campanha educativa para incentivar a capacitação dos motociclistas”, informa o diretor do Denatran. (Com informações da Agência Brasil)