Ainda sem controle, inflação volta a subir em outubro e governo credita culpa aos alimentos

Sem limite – Medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial fechou o mês de outubro em 0,59%, taxa superior ao 0,57% de setembro e ao 0,43% de outubro de 12011. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os alimentos foram os principais responsáveis pelo aumento da taxa de inflação de setembro para outubro, já que a taxa do grupo passou de 1,26% para 1,36% no período. Entre os produtos alimentícios que tiveram maiores altas de preços em outubro estão a farinha de mandioca, que teve inflação de 18,29%, e o arroz (9,88%).

A inflação oficial acumula taxa de 4,38% no ano, abaixo dos 5,43% registrados no mesmo período do ano passado. No acumulado dos últimos doze meses, a taxa está em 5,45%, acima dos 5,28% registrados no período de 12 meses encerrado em setembro.

Ainda sem saber com vencer a inflação, o ainda ministro Guido Mantega, da Fazenda, continua afirmando que a economia brasileira está na fase da virada. O mais preocupante é que o governo insiste em enfrentar os efeitos da crise com o aumento do consumo interno. O que se torna algo absurdo se considerarmos que dois terços da população brasileira recebem mensalmente menos do que dois salários mínimos.