Chef Carolina Perez traz três imperdíveis receitas de risotto

Mãos à obra – Atendendo a inúmeros pedidos, a disputada chef Carolina Perez, que semanalmente nos brinda com suas incríveis receitas, ensina os leitores do ucho.info como fazer um risottos inesquecíveis.

Risotto, que significa literalmente “arrozinho”, é um prato típico da região do Norte da Itália, mais especificamente ele provém da Lombardia. O risoto data do século XI, quando o Sul da Itália era dominado pelos sarracenos, que trouxeram o grão usado para a preparação dessa iguaria que conquistou o mundo.

Risotto de Funghi

Ingredientes

– 2 xícaras (chá) de arroz Arborio
– ½ cebola, picada
– 30 g de funghi seco, picado
– 1 xícara (chá) de vinho branco
– 1 ½ l de caldo de galinha ou carne
– 4 colheres (sopa) de manteiga
– 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Separe e pique os ingredientes pedidos na receita. Coloque o funghi numa tigela com água morna e deixe de molho para amolecer por 30 minutos. Coloque o caldo numa panela e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e reserve. Enquanto o caldo esquenta, coloque metade da manteiga numa panela e leve ao fogo baixo. Assim que derreter, acrescente a cebola e misture bem com uma colher de pau por 4 minutos ou até que fique transparente. Retire o funghi da água e coloque na panela. Refogue por 1 minuto. Acrescente o arroz ao refogado e misture por 2 minutos em fogo alto. Junte o vinho e misture bem até evaporar. Acrescente 1/3 do caldo ao arroz (mantenha a panela do caldo em fogo baixo). Misture o arroz até que o todo caldo tenha sido absorvido. Junte mais 1/3 do caldo e mexa sem parar. Assim que for absorvido, junte o restante do caldo e continue mexendo. Quando atingir a consistência de risoto (úmido e com o arroz al dente), desligue o fogo e junte o restante da manteiga. Misture o parmesão ralado e sirva o quanto antes, bem quente.

Risotto de Alho Negro

Ingredientes

– 2 xícaras de arroz Arborio
– 1 ½ cebola picadinha
– 1 cálice de vinho (120 ml)
– 2 colheres bem cheia de manteiga
– 100 gramas de queijo parmesão ralado
– 8 dentes de alho negro
– 1 litro de caldo para cozimento
– sal e pimenta a gosto
– cebolinha a gosto

Modo de preparo

Colocar o caldo para esquentar. Refogar a cebola com manteiga no alho negro, em seguida adicionar o arroz e refogar um pouco, despejar o vinho o vinho branco e esperar evaporar mexendo sempre. Quando secar regar com um pouco de caldo e continue mexendo sempre. Repita o processo até o arroz ficar “al dente”. Corrija o sal, adicione uma colher de manteiga, o queijo parmesão e a cebolinha. Servir em seguida.

Risotto 7 grãos com Zucchini e Camarão

Ingredientes

– 2 xícara de chá de arroz 7 cereais
– 500 ml de caldo de legumes quente
– 1/2 xícara de chá de vinho branco seco
– 1 cebola pequena picadinha
– 2 dentes de alho picadinhos
– 2 xícaras de chá de abobrinha italiana em cubos
– 2 colheres de sopa bem cheia de requeijão cremoso
– camarões
– azeite
– salsa fresca picada para finalizar
– queijo parmesão ralado

Modo de Preparo

Refogue a cebola e o alho no azeite. Junte o arroz e refogue, mexendo sem parar. Acrescente o vinho branco, deixe ferver um pouco e adicione o caldo de legumes quente. Abaixe o fogo. Cozinhe por aproximadamente 10 minutos e junte a abobrinha. Continue mexendo em fogo baixo até que o arroz esteja al dente e o caldo tenha secado quase totalmente. Se for necessário, acrescente mais caldo ou água quente.

Quando o arroz estiver no ponto desejado desligue o fogo, acrescente o requeijão e misture delicadamente até que esteja completamente dissolvido. Corrija o sal e regue com uma colher de azeite, polvilhe salsinha fresca e sirva.

Trio: Risotto sete grãos com zucchini e camarão, Risotto de funghi e Risotto de alho negro

Sobre Carolina Perez

Natural de Araçatuba, mas radicada em São Paulo, a chef Carolina Perez é uma das grandes revelações da gastronomia brasileira. Ela passou, acreditem, pela assessoria jurídica do governo do Estado de Mato Grosso antes de emprestar aos fogões a sua incontestável criatividade como “apaixonada pela gastronomia”, título que ela própria se dedica e classifica como clichê.

Depois de um curso na capital paulista e estágio no “Le Poème Bistrô”, Carolina Perez partiu para Madrid, onde passou pelo descolado gastrobar La Gabinoteca, cujo lema é “comer e viver”. Foi também na capital espanhola que Carolina Perez conheceu o mundo mágico da cozinha molecular, no elegante restaurante La Terraza del Casino e sob a batuta do chef Paco Roncero.

De volta à Pauliceia Desvairada, Carolina tem dividido a sua concorrida agenda entre consultorias na área de gastronomia e disputados cursos de culinária, além de atuar com invejável competência em pequenos eventos