Inflação continua em alta e, ao contrário do discurso palaciano, 2013 será marcado por dificuldades

O céu é o limite – Consultados pelo Banco Central (BC) regularmente, analistas do mercado financeiro elevaram pela quinta semana consecutiva a projeção para a inflação em 2013. A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 5,67% para 5,68%, de acordo com o Boletim Focus, divulgado na manhã desta segunda-feira (4). Para 2014, permanece a projeção de 5,5% para o mais temido fantasma da economia

O BC tem como uma das suas atribuições tentar manter a inflação, medida pelo IPCA (é a prévia oficial), dentro da meta fixada pelas autoridades do governo, que tem o centro em 4,5% e margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Os números divulgados nas últimas semanas têm mostrado que a inflação, de acordo com a previsão dos analistas, está acima da meta, mas abaixo da margem de erro superior de 6,5%. Considerada a dura realidade do cotidiano, enfrentada pelos brasileiros, a inflação está a anos-luz da meta.

Para exercer a tarefa, o BC usa como principal arma para conter a inflação a Selic, taxa básica de juros, que está em 7,25% ao ano e assim deve permanecer durante os próximos meses, segundo os especialistas. Em 2014, o mercado financeiro aposta em elevação da Selic para 8,25%.

O Boletim Focus também traz a projeção dos analistas financeiros para a iinflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), que saltou de 4,96% para 5,07%, em 2013, mas recuou de 5% para 4,95%, no próximo ano.

Por mais que os palacianos, capitaneados pela presidente Dilma Rousseff, insistam no ufanismo e garantam crescimento da economia na casa de 4%, em 2013, a realidade do mercado aponta na direção contrária. Os preços subiram assustadoramente e nove entre dez brasileiros já reclamam das dificuldades para enfrentar a carestia do cotidiano. As famílias brasileiras começam a mudar o padrão de vida, reduzindo despesas e substituindo ou cortando produtos e serviços, mas para os petistas o Brasil continua sendo o país de Alice, aquele das maravilhas.

Lula e seus camaradas conseguiram a proeza de destruir a economia e jogar no lixo uma década, depois do esforço dos brasileiros para recolocar o País nos trilhos. Reparar o dano causado pelo dublê de Messias exigirá da sociedade pelo menos cinquenta anos de trabalho árduo e contínuo, até porque a cada doze meses de labuta, cinco deles são dedicados ao pagamento de impostos.

Certo estava Lula, um conhecido comunista de boteco, ao afirmar que “nunca antes na história deste país”. A frase peçonhenta e debochada foi criada para estocar os adversários, mas tornou-se a mais completa tradução de um partido marcado pela incompetência e corrupção, mas que sonha em se perpetuar no poder.