Exército de Salvação pede peças de ex-namorados em anúncio

Limpando a área – Todo mundo tem lembranças de ex-namorado(a), e quando o ex é quem terminou a relação, os vestígios físicos da história – presentes, roupas, objetos dele ou dela – podem ser um incômodo lembrete com o qual não sabemos lidar. O Exército de Salvação, em campanha criada pela WMcCann, tem uma sugestão: a doação dessas peças para a entidade. Pois se as lembranças do/da ex podem ser desagradáveis para uns, são muito úteis para outros.

É com esse mote que o Exército de Salvação endossa a criação do Dia dos Ex-Namorados, a ser celebrado em 18 de abril. A campanha integrada, composta de filme, anúncios, aplicativo para Facebook e mala direta, traz a assinatura: “Que pena que acabou. Mas já que acabou, doe”.

Produzido em stop motion e dirigido por Gabriel Nóbrega, da Vetor Zero/Lobo, o filme “Declaração” – com versões de 45’’ para cinema e internet e de 30’’ para TV – é protagonizado por uma gravata, que começa a cantar uma música do artista latino Juan Luis Guerra (canção cedida gratuitamente à campanha). A gravata começa a envolver as demais peças no ambiente com o intuito de resgatar o clima romântico da relação, mas seu plano é interrompido pela mulher, que não quer saber mais do ex-namorado, e coloca a peça na caixa.

Na mídia impressa os anúncios brincam com particularidades das pessoas que motivaram o término do relacionamento. As peças trazem a imagem de um coração partido, com o desenho da razão pela qual se deu a separação – uma tatuagem de tribal no cóccix com “Toda forma de amor” escrito em cima, em uma das peças; um buraco no dente que parece um feijão, na outra. Ambas seguem a linha do texto que complementa a campanha: “Grave ou não, motivo é motivo e cada um tem o seu”.

O aplicativo para Facebook permite que você selecione as fotos do(a) ex e as queime virtualmente para compartilhar com os amigos a fim de que todos saibam que você o(a) esqueceu de vez. Além disso, na ferramenta, cartazes com diversos motivos do término, que vão desde erros banais de português até atitudes conhecidas por deixarem o sexo oposto furioso, como quando a garota fala com voz de bebê na frente dos amigos dele ou quando ele divide com ela a conta do restaurante e do estacionamento, podem ser compartilhados na timeline pessoal. No Facebook do Exército de Salvação também será possível agendar a retirada de doações.

Para fomentar a arrecadação, 5 mil exemplares do Brasil Econômico virão com um anúncio encartado que se transforma numa caixa onde a pessoa poderá colocar os objetos doados. Todas as peças da campanha trazem um texto que detalha de maneira divertida o processo desde o encantamento até o término de uma relação, e incentiva o esquecimento do passado através da doação ao Exército de Salvação. (Do AdNews)