Ministro da Justiça confirma proibição das “caxirolas” nos jogos da Copa das Confederações

Barrada no baile – O ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, confirmou hoje (31) que a “caxirola” – instrumento musical (sic) criado por Carlinhos Brown no vácuo da sul-africana “vuvuzela”, está proibida nos estádios durante os jogos da Copa das Confederações, que começa no próximo dia 15 de junho, e também no amistoso do próximo domingo (2) entre Brasil e Inglaterra, no Estádio Jornalista Mário Filho, o agora descaracterizado Maracanã.

O ministro explicou que uma avaliação da Secretaria de Grandes Eventos do Ministério da Justiça concluiu que “do ponto de vista técnico, de segurança pública, a “caxirola” não seria adequada”. De acordo com Cardozo, o estudo foi encaminhado para a coordenação da Copa e deve ser mantido. A proibição deve valer também para a Copa do Mundo.

Na última segunda-feira (27), o Comitê Organizador Local (COL), órgão da Federação Internacional de Futebol (FIFA), anunciou a proibição do instrumento nos estádios, atendendo a pedido do governo federal formulado após incidente na Arena Fonte Nova, em Salvador, quando torcedores arremessaram várias “caxirolas” no gramado como forma de protestar contra os jogadores que protagonizaram o jogo de abertura do novo estádio soteropolitano.

José Eduardo Cardozo marcou presença na inauguração do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Rio de Janeiro, que coordenará a segurança nacional durante a Copa das Confederações e entra em operação imediatamente. Os demais estados terão sedes regionais de controle. A previsão é que Brasília assuma a coordenação nacional, como um centro próprio, em 2014.

O mais interessante no vácuo da decisão que barra as “caxirolas” nos estádios da Copa é que o Palácio do Planalto, que fez festa para o lançamento do instrumento musical (sic), simplesmente silenciou após o pedido de proibição dessa invencionice burra que não passa de cópia escancarada.