Criação da Mobilização Democrática causa grande preocupação ao governo, diz Roberto Freire

Sem dormir – O governo federal está muito preocupado com o processo de formação da Mobilização Democrática (MD), partido que surge da fusão do PPS com o PMN, e que vem recebendo um grande apoio em vários estados do país. A avaliação é do presidente nacional da MD/PPS, deputado federal Roberto Freire (SP), para quem a reação do Planalto, insuflando aliados a ingressar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) questionando os reflexos da fusão, mostra que a movimentação política do PPS e do PMN está no caminho certo.

O governo está preocupado, principalmente, com o poder de atração que o novo partido, decorrente de fusão, para conquista parlamentares da base para a oposição. Por isso, o PSD, de Gilberto Kassab, e mais recentemente o senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, ingressaram no TSE com consultas para saber se parlamentares podem migrar para a Mobilização Democrática sem risco de perder o mandato por infidelidade partidária, levando consigo suas frações do tempo de TV e do fundo partidário. O Supremo Tribunal Federal (STF) garantiu isso ao PSD, mas, agora, o Planalto e aliados querem rasgar a lei para impedir o crescimento da oposição.

Suplente de ministra aciona TSE

“O que já sabíamos, agora se confirma. A formação da MD tem causado muita preocupação no governo e em seus aliados. Em especial no partido de Kassab, que foi o primeiro a entrar no TSE para dizer que a lei não vale nada. A segunda consulta, de início, até nos causou perplexidade, pois veio de um senador do PMDB. E o PMDB estava muito tranquilo nessa questão. No entanto, o senador Sérgio Souza é suplente da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (do PT), mulher de confiança da presidente Dilma Rousseff”, ressalta Freire. Para o presidente da MD, “o governo atua para impedir a liberdade de criação de partidos e a formação de novas forças políticas no país”.

Estados

Freire fez ainda um balanço sobre a instalação da MD nos estados. “O processo de formação da MD continua fluindo com tranquilidade e é muito positivo nos estados. Os consensos (para a formação de direções) estão mais fáceis”, disse o deputado.

Registro

Com relação ao registro definitivo do partido no TSE, Freire garantiu que esse processo vem sendo analisado com muita tranquilidade. “Sabemos dos prazos e no momento preciso ultimaremos o processo de fusão no TSE”.