Morre no Rio de Janeiro, aos 68 anos, o compositor Paulinho Tapajós

Minuto de silêncio – Morreu na manhã desta sexta-feira (25), no Rio de Janeiro, aos 68 anos, o compositor Paulo Tapajós Gomes Filho. Autor de “Andança” e “Sapato Velho”, Paulinho Tapajós, como era conhecido o músico, lutava há seis anos contra um câncer e estava internado no hospital TotalCor, em Ipanema, na Zona Sul carioca. Sua morte foi confirmada pela União Brasileira de Compositores e o velório acontecerá no sábado (26), a partir das 9 horas, no Cemitério São João Batista. O sepultamento está marcado para as 14 horas.

Além de cantor, músico e compositor, Tapajós era produtor musical, arquiteto e escritor. Filho de Paulo Tapajós, era irmão do compositor Maurício Tapajós e da cantora Dorinha Tapajós. Assinou, junto com Nonato Buzar, “Irmãos Coragem”, tema da novela homônima da TV Globo, em 1970.

A União Brasileira de Compositores divulgou no microblog que mantém no Twitter nota sobre a morte do músico: “Lamentamos o falecimento do compositor Paulinho Tapajós. Ele foi diretor da UBC de 1987 a 1992, além de excelente poeta e grande pessoa”.

Entre os anos de 1968 e 1970, Paulinho Tapajós destacou-se como compositor em diversos festivais de música, em especial no 3º Festival Internacional da Canção, conquistando o terceiro lugar na fase nacional com a canção “Andança” (c/ Edmundo Souto e Danilo Caymmi), com quase 300 gravações, e no IV Festival Internacional da Canção, no qual conquistou o primeiro lugar na fase nacional e o primeiro lugar na fase internacional, com “Cantiga por Luciana” (c/ Edmundo Souto), com mais de 100 gravações.