Comissão externa proposta pelo DEM para investigar a Petrobras deve dominar a pauta da Câmara

petrobras_07Lupa na mão – O requerimento que cria uma comissão externa especial para investigar as denúncias de corrupção que envolvem a Petrobras na Holanda deverá ser votado no plenário da Câmara Federal, na próxima semana. Já contando com o apoio da maioria dos partidos, a criação do grupo possibilitará a apuração junto ao governo holandês das acusações de pagamento de suborno a funcionários da estatal pela multinacional SBM Offshore, que teria sido beneficiada em contratos de locação de plataformas petrolíferas.

Para o líder do Democratas e autor do requerimento, deputado federal Mendonça Filho (PE), os parlamentares estão convencidos da necessidade de se criar a comissão para apurar possíveis irregularidades na maior empresa estatal do país.

“Há uma expectativa favorável e já está formada uma ampla maioria no plenário que entende que a criação da comissão externa visa cumprir com nosso dever constitucional de investigar uma empresa de grande importância para todos os brasileiros, e que está envolvida em um ambiente de má gestão e suspeita de corrupção”, explicou Mendonça.

Para o deputado, outro assunto que entrará em pauta é a moção de repúdio às atrocidades do estado venezuelano cometidas contra os manifestantes nas ruas das principais cidades do País. O documento tem a intenção de emitir um posicionamento oficial do povo brasileiro, visto a omissão do Itamaraty em comentar o problema que atinge um aliado ideológico do governo federal.

A Petrobras foi transformada pelo PT em uma verdadeira caixa preta, sendo que a estatal foi usada para financiar diversas ONGs ligadas ao partido. Fora isso, muitos são escândalos financeiros envolvendo a empresa, como, por exemplo, a compra de uma refinaria obsoleta em Pasadena, no Texas, operação que sangrou os cofres da petroleira verde-loura em US$ 1,18 bilhão. O negócio é marcado por tantas estranhezas, que ninguém ousa comprar a tal refinaria por 20% do valor desembolsado pela Petrobras.