Após despertar do coma, alemão Michael Schumacher adentra à sinuosa pista da recuperação

michael_schumacher_15Força de vencedor – Heptacampeão de Fórmula 1, Michael Schumacher saiu do coma induzido a que foi submetido após o acidente que sofreu, em 29 de dezembro passado, na estação de esqui de Méribel, nos Alpes Franceses. Na ocasião, Schumacher saiu da área delimitada para os praticantes do esporte e acabou colidindo com uma pedra e, arremessado, bateu com a cabeça em outra rocha. Schumacher também deixou o Hospital Universitário de Grenoble, na França.

Segundo a assessora de imprensa do ex-piloto, Sabine Kehm, o alemão “deixou o Hospital Universitário de Grenoble para continuar o seu longo processo de reabilitação. Já não está em coma”, informou Kehm em comunicado citado pelo diário espanhol El País.

No primeiro momento, Schumacher foi transportado de avião para o hospital de Moutiers e, na sequência, para o hospital de Grenoble, onde ficou internado quase seis meses. Dias depois da chegada ao hospital, o supercampeão foi submetido a duas cirurgias cerebrais para a retirada retirados de coágulos sanguíneos provocados pelo impacto contra a rocha e colocado em coma induzido.

Durante o tempo em que permaneceu internado, os diagnósticos médicos sofreram alterações, dando origem a diversos rumores sobre o caso e sua respectiva evolução. No final de fevereiro, os médicos iniciaram um lento processo para despertar o ex-piloto do coma.

De acordo com a agência France-Presse, Michael Schumacher foi transferido na manhã de domingo (15) para o Hospital Universitário de Vaud, em Lausanne, na Suíça, informação confirmada pelo porta-voz do hospital, Darcy Christen.

O real estado de saúde do ex-piloto continua desconhecido, mas Sabine Kehm apelou no comunicado à “compreensão de todos”, informando que o processo de reabilitação acontecerá “longe dos olhos do público”.

No comunicado divulgado nesta segunda-feira (16), a assessora agradeceu a toda a equipe médica responsável pelos tratamentos de Schumacher durante o tempo que esteve internado no hospital de Grenoble. Sabine Kehm agradeceu também “a todas as pessoas que enviaram pensamentos positivos”. “Acreditamos que isso o ajudou”, destacou.

Lukas Podolski, atacante da seleção alemã de futebol, disse no último sábado (14), durante entrevista, que caso a Alemanha vença a Copa do Mundo, o título será dedicado a Michael Schumacher, de forma a “dar uma alegria” à família do piloto fã do esporte bretão. Coincidência ou não, a notícia sobre a melhora de Schumacher surgiu no dia em que a seleção alemã estreia no mundial de futebol contra Portugal, na capital baiana.

apoio_04