Brasil está perto de se tornar o maior produtor mundial de soja

soja_02Puxando a fila – O Brasil caminha para se tornar o maior produtor mundial de soja. De acordo com dados da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), o País produz volume do produto muito próximo ao dos Estados Unidos, que ocupa o primeiro lugar no ranking de produção. O consultor técnico da Faeg, Cristiano Palavro, explica que a grande especialização e a qualidade dos produtores rurais brasileiros e do setor como um todo, alinhados aos avanços tecnológicos, são alguns dos fatores que propiciam essa crescente produtividade.

Segundo Cristiano, na última safra, os norte-americanos produziram 89 milhões de toneladas de soja, contra 86,5 milhões no Brasil. “Se não fosse pela grave seca ocorrida nos principais estados brasileiros nesta safra de verão, durante o início de 2014, as expectativas eram que o Brasil produzisse mais que os americanos”, diz. O consultor conta que a cultura da soja se destaca por ter uma das cadeias mais desenvolvidas da agricultura brasileira, e tem evoluído para um modelo mais empresarial de produção.

Neste segmento, a utilização de um software especializado é fundamental para a produção eficaz da soja. Para garantir sucesso na produção, a Siagri trabalha com o software ERP, que oferece gestão integrada para o agronegócio, com controle de todas as etapas do processo produtivo e da distribuição de insumos agrícolas. “Os produtores de soja tem encontrado no ERP métodos e controles para que o Brasil continue na posição de destaque mundial”, destaca Eduardo Bitu, diretor de produtos da Siagri.

Segundo ele, o ERP é desenvolvido para promover de maneira fácil as tarefas e rotinas do agronegócio. “O software agrícola da Siagri é personalizado de acordo com as necessidades da empresa que o utiliza”, diz. Eduardo conta que desde a sua concepção, o ERP está estruturado para atender com total aderência processos baseados na cadeia do agronegócio, inclusive aqueles específicos da produção agrícola.

Eduardo Bitu destaca que, além de todos os processos que sustentam a gestão de BackOffice, o Siagri ERP também atende, de forma integrada e com profundidade de detalhe, aos controles e processos de planejamento, produção, armazenagem e comercialização de grãos, dentre eles a soja. De acordo com ele, ter um sistema de gestão faz toda a diferença na hora de plantar.

apoio_04