Belvedere no ar – Você já imaginou voar e ter uma visão ampla e esplêndida do céu e das nuvens? A empresa britânica Centre for Process Innovation (CPI), especializada em tecnologia, teve essa ideia!
Pesquisadores da CPI acreditam que este será o próximo passo na modernização da aviação civil. A intenção é remover as janelas dos aviões e as substituírem por OLED touch-screens que se estenderão ao longo de todo o comprimento do avião. As imagens serão de tirar o fôlego, e serão feitas através de câmeras que irão mostrar imagens do exterior em tempo real.
Segundo os estudos da empresa, as janelas são uma das maiores fontes de peso desnecessário em aviões de passageiros, e as telas OLED permitirão que os usuários tenham uma experiência única de entretenimento.
A ideia foi recebida com entusiasmo por muitos, mas com algumas advertências: as janelas panorâmicas podem gerar uma incômoda poluição luminosa no interior do avião, além de estimular ainda mais o medo em pessoas com fobia de voar.
Veja a seguir as projeções para o avião do futuro:
– Telas OLED ao longo do comprimento do avião mostrarão o mundo exterior;
– As telas, sensíveis ao toque, disponibilizarão aos passageiros informações sobre seu voo e permitirão solicitar serviços às aeromoças;
– As telas também terão acesso à internet;
– Engenheiros especialistas em aviação dizem que a remoção das janelas permitirá fazer aviões com paredes mais finas, leves e resistentes.
(Por Danielle Cabral Távora com informações do Jornal da Ciência)