FIFA suspende o atacante Jobson, do Botafogo, por quatro anos; jogador está fora da 1ª final no Rio

jobson_02Barrado no baile – Nesta sexta-feira (24), o Botafogo de Futebol e Regatas foi informado de decisão da FIFA, que suspendeu o atacante Jobson por quatro anos por ter se recusado a fazer um teste antidoping enquanto estava atuando pelo Al-Ittihad, da Arábia Saudita, entre 2013 e 2014. Desta forma, o atacante não jogará a final do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro.

De acordo com a assessoria de imprensa do Botafogo, o clube estuda uma maneira de recorrer, porém Jobson está descartado para a partida deste final de semana, contra o Vasco, pela decisão do Estadual. De acordo com o técnico René Simões, o jogador seria titular no confronto.

O atacante do clube da estrela solitária já havia sido suspenso por quatro anos pelo Comitê Antidoping da Arábia em abril do ano passado, após se recusar a passar por um teste antidoping em março de 2014. Entretanto, a punição o impedia apenas de jogar no país saudita.

Um ano após o ocorrido, a FIFA atendeu ao pedido do Comitê da Arábia e decidiu internacionalizar a punição. Assim, o atacante acabou impedido de atuar também no futebol brasileiro.

Em 2009, durante sua primeira passagem pelo Botafogo, Jobson testou positivo para cocaína e assumiu que já havia usado crack. Foi suspenso por dois anos pelo STJD. Mais tarde, porém, o gancho foi reduzido para seis meses. Agora, a punição é mais severa e pode significar o fim da carreira do atacante de 27 anos. (Por Danielle Cabral Távora)

apoio_04