Copom eleva a Selic para 13,75%, a maior taxa em quase nove anos, e agrava o cenário econômico

inflacao_31Terra arrasada – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central confirmou as expectativas do mercado financeiro e, em decisão unânime, elevou em meio ponto percentual a taxa básica de juro, a Selic. Com a decisão, a Selic salta de 13,25% para 13,75% ao ano, sexta elevação consecutiva, algo que contraria o discurso de campanha de Dilma Rousseff, que no ano passado disse em dado momento que a inflação estava próxima de zero.

Com a elevação implemantada nesta quarta-feira (3), a Selic atinge o maior nível em quase nove anos, quando estava em 14,25%, e volta ao patamar de dezembro de 2008.

O BC tomou a decisão com o objetivo de atingir suas metas, ou seja, combater a inflação em um esforço para levá-la ao centro da meta, mas sabe que algum reflexo negativo há de surgir em breve no cenário econômico.

Para o UCHO.INFO, um novo aumento da Selic provocará pelo menos dois impactos negativos: desaceleração ainda maior da atividade econômica, em rota contínua de baixa, e elevação a dívida federal. Em suma, o esforço do governo para o pagamento dos juros da dívida será ainda maior, se é que a meta será atingida.

O teor do comunicado divulgado após a decisão do Copom foi mantido. Desde janeiro, o comitê mantém o mesmo texto: “avaliando o cenário macroeconômico e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic em 0,50 pp, para (…), sem viés”. A ata da reunião do Copom, que traz os detalhes que embasaram a decisão, só será conhecida no próximo dia 11 de junho, quinta-feira.

Considerando que a sabedoria popular afirma que “gato escaldado tem medo de água fria”, a decisão do Copom e o teor do comunicado apontam para uma possível nova elevação da Selic, provavelmente de meio ponto percentual, o que elevaria a taxa básica de juro para 14,25% ao ano. Na última edição do Boletim Focus, os especialistas do mercado financeiro ouvidos pelo BC projetaram a Selic em 14% até o final deste ano.

No momento em que o governo petista de Dilma Rousseff trabalha para colocar em prática as medidas do pacote de ajuste fiscal, a elevação da Selic é uma decisão que caminha na contramão, pois não apenas desaquece a economia, mas corta empregos e reduz a arrecadação tributária, no vácuo da desaceleração da produção e do consumo interno.

No caso de o plano econômico capitaneado pelo ministro Joaquim Levy, da Fazenda, der errado, inevitavelmente o Brasil terá o grau de investimento rebaixado. Aí, sim, os brasileiros saberão o que é crise. Até lá, o melhor a se fazer é poupar o quanto dá e gastar o menos possível.

apoio_04